sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Atenção com a saúde mental dos idosos precisa ser redobrada

Banner cuidados com a saúde mental na terceira idade

Depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade e os quadros demenciais com alteração de comportamento são alguns dos transtornos mais comuns tratados no Ambulatório Idosos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará. A atenção com idosos precisa ser redobrada, segundo o psiquiatra Carlos Celso Serra Azul.

“Os mais velhos precisam de maiores cuidados, pois geralmente já fazem uso de outros medicamentos. No ambulatório são realizadas as psicoterapias e o acompanhamento das medicações necessárias para cada caso”, enfatiza. Cerca de 275 pacientes são atendidos por mês no ambulatório.



De dois em dois meses, o pai da artesã, Edinoílde Pimenta, vai ao ambulatório. Lá, o idoso faz tratamento para mal de alzheimer e depressão. “Antes de vir para cá, meu pai tinha umas crises de agressividade, tentava sair de casa na marra, ficava altamente nervoso, irritado e a gente não sabia o que fazer. Aqui no HSM, foi dado o diagnóstico pelo psiquiatra. Agora, com o acompanhamento do especialista, meu pai está bem melhor, mais tranquilo e equilibrado”, comenta.

Cuidados

É importante que os familiares fiquem atentos aos episódios depressivos que podem acometer os idosos. O envelhecimento traz algumas perdas naturais normais, principalmente as cognitivas, mas nessa fase da vida, a depressão se manifesta de forma diferente da fase jovem e adulta. “O idoso depressivo apresenta sintomas de prostração, dores físicas, diminuição das atividades rotineiras e perda de memória. Esses são sinais de alerta que necessitam de cuidados”.

O psiquiatra recomenda que para ter saúde mental na terceira idade, algumas atitudes devem ser priorizadas. “É muito importante dormir bem, com qualidade do sono e quantidade entre sete a nove horas; ter uma alimentação saudável, ingerindo mais frutas, verduras e legumes; ter bom convívio familiar e com os amigos; praticar exercícios físicos regularmente e atividades que possam ser feitas independentemente, sem muita interferência dos mais novos”.

Assistência no HSM

Com o passar dos anos, as dificuldades causadas pelo envelhecimento, a perda de algumas capacidades, ociosidade e a perda de pessoas próximas podem causar ou agravar algum tipo de doença mental. Por isso, é tão importante a prevenção.

Mas caso haja qualquer tipo manifestação de transtorno mental, a família deve procurar ajuda médica imediatamente. No HSM, a emergência funciona 24 horas. Os idosos também podem ser atendidos e acompanhados no Ambulatório de Idosos após avaliação e encaminhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá