sábado, 19 de março de 2016

Lava Jato recupera quase R$ 3 bi em dois anos de operações


A Operação Lava Jato completa hoje (17) dois anos. O caso é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o país já teve, com 24 etapas até agora.

Já foram recuperados cerca de R$ 3 bilhões por meio de acordos de colaboração e a Justiça já fez mais de 80 condenações, que somam 825 anos de prisão.

De acordo com o Ministério Público Federal, a operação começou investigando quatro organizações criminosas lideradas por doleiros. Mas com o andamento das apurações, as autoridades descobriram um esquema de corrupção, que dura pelo menos dez anos, onde empreiteiras, organizadas em cartel, pagavam propina a executivos da Petrobras. O valor da propina variava de 1% a 5% do total dos contratos bilionários da estatal.

O procurador da força-tarefa da Lava Jato, Roberson Pozzobon, disse que, após a operação, a sociedade se tornou mais atenta e fiscaliza mais os poderes públicos. Segundo ele, pela primeira vez, a população vê crimes do colarinho branco serem punidos.

A Lava Jato também investiga pessoas ligadas a partidos políticos que seriam responsáveis por indicar e manter diretores da Petrobras.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, os grupos políticos agiam em suposta associação criminosa para praticar diversos crimes, entre eles corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O nome Lava Jato vem do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato para movimentar recursos ilícitos que pertenciam a uma das organizações investigadas no início da operação.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário