As temperaturas caíram drasticamente depois que um redemoinho de ar denso e gélido, conhecido como ‘vórtex polar’ e frequente na região do Ártico, se deslocou para o Canadá e a maior parte do Meio-Oeste dos Estados Unidos. Conforme os especialistas previam, as baixas temperaturas foram recordes em diversas cidades americanas.
O jornal The Guardian apontou que a cidade de Minnesota registrou -38,3ºC. Em Chicago, o frio atingiu -27ºC. Em um zoológico de Chicago, um urso polar que nunca desenvolveu a fina camada de gordura que os ursos do Ártico possuem, teve de ser colocado em um local fechado. Oklahoma, Texas e Indiana também tiveram dias de frio intenso. Em Nova York, um abrigo com capacidade para oitenta moradores de rua estava lotado na noite de segunda-feira e outras 179 pessoas dormiram em outras dependências da unidade, como a capela e a cafeteria. Na capital, bibliotecas, centros de recreação e outros espaços públicos foram abertos para quem quisesse fugir da temperatura de -14ºC.
O sistema de transporte também segue enfrentando problemas. Ao norte de Illinois, 500 passageiros passaram a noite dentro de um trem que atolou na neve. Já os aeroportos operam com dificuldades. Toronto, a maior cidade do Canadá, interrompeu todos os voos no aeroporto internacional por causa do congelamento de equipamentos. Ao todo, 3.700 voos foram cancelados nos aeroportos dos Estados Unidos e do Canadá na segunda-feira. As autoridades relacionam pelo menos quinze mortes ao frio, onze por acidentes de carro e duas por hipotermia, informou a rede CNN.
(Com agência Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário