domingo, 8 de janeiro de 2012

8 de janeiro- Dia Nacional do Fotógrafo: a arte de escrever com a luz


Hoje é o Dia nacional do Fotógrafo.
Eu amo fotografar, por isso não poderia deixar de postar algo sobre esse dia.

Fotografia:
fo.to.gra.fi.a

1 Arte ou processo de produzir, pela ação da luz, ou qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura. 2 Reprodução dessas imagens.

Mais do que uma definição em um dicionário, a fotografia é um retrato de um momento significativo para alguém. A imagem não irá se traduzir em palavras, ela se expressará através de suas cores e formas. No dia 08 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de quem enxerga através das lentes: o fotógrafo!
Pesquisadores foram somando ideias e conceitos até chegar ao que hoje é apresentado como foto. A primeira fotografia foi reproduzida, pelo francês Joseph Nicéphore Niépces, numa placa feita de estanho com um derivado de petróleo fotossensível. Com técnicas primárias, a imagem precisou ficar exposta à luz solar por oito horas para ter o resultado final, que foi chamado de “heliografia”.
A fotografia tornou-se popular a partir de 1888, ano em que as pessoas puderam tirar suas fotos com máquinas e os rolos de filme.

Em 1860 surgiram os primeiros estúdios fotográficos. Na época, para tirar uma foto, a pessoa deveria ficar imóvel cerca de dois minutos e precisava até ser presa a um dispositivo, para não tremer. O fotógrafo era ainda um verdadeiro artesão no processamento químico e nos retoques indispensáveis.

Não tardaram a aparecer também os fotógrafos ambulantes que, como pioneiros, correram o mundo divulgando a nova arte, transportando complicados laboratórios e equipamentos em carroças.

Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou outra novidade; a fotografia colorida. Treze anos mais tarde, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar e o filme passou a ser embalado em rolos.

Com máquinas menores e mais fáceis de usar, hoje a fotografia é objeto comum de todos. 

Com o surgimento da fotografia digital, qualquer cidadão com uma câmera embutida no celular tem a possibilidade de desempenhar o papel antes reservado aos fotojornalistas. O problema central dessa disputa passa por antigos dilemas da fotografia, que ganharam força com a facilidade da préedição e manipulação da imagem. Caso as previsões se concretizem, os fotojornalistas que sobreviverem aos cortes nas redações assumirão um papel diferenciado nos meios de comunicação, executando apenas matérias especiais e convivendo com registros do cotidiano executados por fotógrafos amadores.

"Fotografar exige, amor, sensibilidade, domínio, personalidade, sensibilidade e ousadia para procurar o novo. A preguiça, inveja ou interesse em fazer pelo dinheiro é um fracasso. A fotografia perfeita traduz sentimento, desejo e um mundo que nem sempre está para ser visto por todos. Nem sempre o bom fotógrafo é reconhecido, uns os tem por chato, outros por estrela e outros por inveja procuram defeitos inexistentes na imagem, a fotografia é uma arte, uma pintura que registra fatos, histórias que não voltam, e um dia serão vistas por pessoas que não vão ter a oportunidade de nos conhecer." 
Texto entre aspas de W. Macedo(studio W. Macedo).



Fica aqui minha homenagem a cada profissional da área, e a cada pessoa que gosta de fotografar, seja com uma Câmera simples ou profissional, o importante é registrar os momentos importantes em nossas vidas, e os tornar inesquecíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá