Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), celebra abertura do Parlamento aos cidadãos - Foto: Dário Gabriel
A primeira edição do Vem pra Alece, realizado na manhã deste domingo (22/10), contou com muita cidadania, com serviços e orientações para a população, além de música e cultura popular.
A programação foi aberta com vivência em musicoterapia com a participação de crianças do Centro Inclusivo de Atendimento para o Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e dos visitantes. Em seguida aconteceram as apresentações das manifestações culturais, como os fantoches da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas e apresentação da esgrima em cadeiras de rodas, organizada pelo Ciadi.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), falou sobre a importância do Vem pra Alece no sentido de estar abrindo as portas para a população - promessa feita quando assumiu a Presidência da Alece - e devido à integração com os outros poderes, Executivo e Judiciário.
“Estamos celebrando nesta manhã um momento tão bacana que o Parlamento estadual está abraçando a nossa população. Temos aqui nessa primeira edição do Vem pra Alece, em Fortaleza, visitas guiadas pelo plenário e outros espaços do Legislativo estadual, serviços de cidadania, rodas de conversas, todos os serviços ofertados pela Alece. Estamos apresentando a Assembleia para a população de Fortaleza e de todo o Ceará. É um momento que nos orgulha bastante e nos honra por estarmos tendo esse contato direto com o povo, e a população está tendo a oportunidade de acompanhar tudo que está sendo feito pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará”, afirmou.
O parlamentar acrescentou que o conceito que pretende criar na Assembleia Legislativa vai além do papel de fiscalizar e legislar, mas também é o de ter a sensibilidade de estar mais próxima da população, abrindo as portas do Parlamento para mostrar o que está sendo feito na Casa em termos de serviços.
A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destacou os serviços ofertados pelo Comitê de Responsabilidade Social à sociedade, como serviços de saúde mental, de empreendedorismo, de impacto social, de sustentabilidade, além da área de saúde e segurança, destinados a todos os servidores da Casa e também para a sociedade cearense.
“Com muita honra informo que a Assembleia Legislativa do Ceará recebeu a adesão do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e é hoje a única Assembleia do País que faz parte do Pacto Global da ONU, e isso foi possível porque a nossa gestão é toda baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU. Isso é abrir as portas do Parlamento para toda a sociedade, para todas as pessoas, por isso esse reconhecimento da ONU”, afirmou.
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, reitera o papel da Alece em estar mais perto do cidadão e cidadã. "O deputado Evandro Leitão coloca em prática o discurso do Parlamento aberto, dialogando com a sociedade. Considero o evento uma festa da cidadania, que possibilita ao cidadão conhecer os palcos onde são discutidas as leis que impactam a sociedade, onde fazem a política pública. É um congraçamento da população cearense, em poder visitar o palco, que é dela, onde acontece a dinâmica dos seus deputados. É uma grande festa promovida pelo deputado Evandro Leitão e pela primeira-dama, Cristiane Leitão", ressaltou.
Fabrício Machado destacou ainda o protagonismo da Alece em vários aspectos. Entre eles, o reconhecimento da Casa entre as quatro casas legislativas mais transparentes do País, a partir de levantamento da Transparência Internacional Brasil. Fabrício Machado lembrou também da presença dos órgãos de fomento à cidadania, como o Comitê de Responsabilidade Social, que expôs sua atuação na 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), em Genebra, na Suíça, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
A senadora Augusta Brito (PT-CE) parabenizou o evento, destacando que a iniciativa é uma oportunidade de os parlamentares fortalecerem seus mandatos, por estarem mais próximos da população. Entre os trabalhos da Alece, Augusta Brito ressaltou a atuação e infraestrutura da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), presidida atualmente pela deputada Lia Gomes (PDT).
A coordenadora-geral do evento Vem pra Alece, Luiza Martins, destacou a função do projeto em promover a aproximação do Legislativo cearense com a população, facilitando o acesso às políticas públicas de atendimento que são oferecidas pela Casa. “É aqui na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que são votadas as políticas públicas, onde são decididos orçamentos públicos para saúde, educação, desenvolvimento econômico, agricultura familiar. É muito importante que o cidadão cearense venha se apropriar desse espaço”, frisou.
Visita guiada na Alece - Foto: Dário Gabriel
PÚBLICO
A gerente de loja Denise Castro, que mora no Conjunto José Walter, trouxe o filho David Castro, de sete anos, para participar das atividades. “Muito interessante essa programação de atendimento de saúde em conjunto com as apresentações de várias manifestações culturais, como o Reisado, que muita gente não conhece mais”, afirmou.
Paula Roberta Nunes de Oliveira, que trabalha na área administrativa, veio do bairro Granja Portugal a convite da associação de moradores do bairro, com o filho Artur, de sete anos. Para ela, o Vem pra Alece é um evento que causa um impacto muito grande na vida da comunidade de Fortaleza, em particular das crianças, em especial daquelas com autismo. “E, com isso, a gente está conhecendo mais a Assembleia Legislativa, que com essas atividades do Vem pra Alece realmente abriu a Casa para o povo”, destacou.
Cultura popular tem destaque no evento - Foto: José Leomar
Quem trouxe também o filho, Bernardo, de um ano e nove meses, para o Vem pra Alece, foi o atendente Jonatas Brito, que mora no bairro Jardim América. Ele e a esposa, Ivna Brito, souberam da iniciativa da Assembleia Legislativa pelas redes sociais e, como gostam de uma programação mais ao ar livre e da interação com as pessoas, resolveram vir com o filho participar desse momento.
“Achei muito interessante o espaço de sustentabilidade, com a doação de plantas, e o espaço cultural, que traz manifestações que hoje estão sendo esquecidas pelas novas gerações, como os fantoches e o Reisado”, disse. Ele acrescentou que espera muito que novos eventos como o de hoje possam se repetir.
O mestre Marquinhos Calungueiro, de Icapuí, também se apresentou no espaço cultural do Vem pra Alece. Ele ressaltou que um evento como esse traz muitos benefícios para a cultura do Ceará, porque envolve todo tipo de manifestação popular, com a participação de representantes e movimentos culturais de outras cidades do Estado. “Já participei de outras atividades da Alece, como a Assembleia Itinerante realizada na minha cidade, Icapuí, e hoje estou feliz em participar desse grande evento aqui em Fortaleza em benefício da cultura popular e também da gastronomia do Ceará, já que está com uma feira de produtos do Estado”, destacou.
Também se apresentaram no palco cultural Alice Brasil, com o “Canto do Sol”; o cantor e compositor Tião Simpatia; o cantor Pingo de Fortaleza e a banda Kbra da Peste, encerrando o evento.
A iniciativa contou com apoio do Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará e Sebrae-CE.
*ALECE
Por Waldyh Ramos
Edição: Lusiana Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário