O cenário econômico cearense tem refletido de forma positiva em muitos setores. Um deles é com relação à abertura de novas empresas. De acordo com dados do Mapa de Empresas, levantados pelo Governo Federal, o estado figura na quinta posição na lista de estados com maior percentual de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2023. Com isso, o avanço observado é de 5,3% se comparado ao 1º quadrimestre do ano.
Foram 39.290 empresas abertas no período de maio a agosto deste ano, número que deixa o estado atrás apenas do Maranhão, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Em relação a Sociedade Empresária Limitada (LTDA), o Ceará foi um dos estados que se destacou com o crescimento acima de 15% desse tipo empresarial em relação ao primeiro quadrimestre de 2023. Além disso, o Ceará também contabilizou mais de 109.809 empresas constituídas nos últimos 12 meses, mais de 620 mil negócios em atividade, além de apresentar um tempo médio de 7 horas para o registro. Carolina explica que a tendência é que o tempo para registro de empresas diminua em virtude da adesão de mais municípios ao Empresa Mais Simples, bem como outros projetos de simplificação desenvolvidos pela Jucec.
Só em agosto, segundo a Jucec, o Ceará registrou 9.665 novas empresas, sendo o setor de serviços o destaque com 5.973 inscrições, seguido do comércio (2.930) e indústria (762). No período, o saldo de empresas, que resulta da diferença entre constituições e fechamentos, foi positivo (4.091). Em relação aos valores por atividade econômica, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios foi a que mais obteve inscrições, com 2.996 registros, seguida da atividade de comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal (2.327).
*Sobral em Revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário