domingo, 19 de junho de 2022

Guaraciaba do Norte adere ao Projeto Cidade Empreendedora


Com o objetivo de, já na primeira etapa, transformar o município por meio do desenvolvimento territorial local, da melhoria do ambiente de negócio, do fomento ao empreendedorismo e da promoção à competitividade empresarial, o município de Guaraciaba do Norte, a 299 km de Fortaleza e localizado na Serra da Ibiapaba, acaba de formalizar a sua adesão ao Projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae. Para o prefeito Adail Machado, a parceria com o Sebrae é vital para o desenvolvimento da cidade. “É de mãos unidas que conseguimos ir mais longe. O Sebrae é um grande parceiro da gestão Municipal de Guaraciaba, fomentando a cultura do empreendedorismo em nosso município e transformando a realidade dos nossos múltiplos negócios locais”, reforça.

A estratégia do projeto se baseia na parceria e na atuação sistêmica junto ao poder público, para que este seja um agente facilitador junto ao mercado e à sociedade, a fim de estimular a formação de um capital social capaz de sustentar o processo de crescimento sustentável, com propostas dirigidas a eixos norteadores como Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade.

AÇÕES


Com base nestes pontos, o município vai desenvolver como uma de suas primeiras ações, a criação do Projeto Jornada de Crédito, que vai dar um alento aos empreendedores, principalmente nesse período pós-pandemia quando a demanda por crédito aumentou e o sistema financeiro reduziu a sua oferta devido a riscos e incertezas. Com esse cenário, a necessidade de orientação para tomada de crédito se tornou imprescindível para o empreendedor do futuro. Com a adesão ao Cidade Empreendedora, os pequenos negócios locais contam, agora, com mais um apoio na hora de lidar com a tomada de financiamento. Daí, a promoção da Jornada do Crédito, iniciativa do Sebrae que busca orientar os pequenos negócios antes, durante e depois da sua concessão. A jornada se destina a empreendimento formais (Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

Também nessa fase inicial do projeto, está prevista a implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos-JEPP, também desenvolvido pelo Sebrae e que tem como base preparar alunos do 1º ao 9º ano para que, em sala de aula, eles recebam o incentivo ao espírito empreendedor e a orientação voltada para os negócios, com o desenvolvimento de uma “mentalidade empreendedora”, que pode fazer toda a diferença no aprendizado durante os anos dos ensinos médio e superior, além de valorizar a atuação dos jovens no mercado de trabalho.

Além dessas ações, setenta empreendedores de Guaraciaba do Norte vão passar a receber visitas individualizadas e orientadoras de agentes treinados pelo Sebrae, dentro do Programa “Sebrae na sua empresa”, que identifica as necessidades de cada um deles, apresentando soluções que vão melhorar a gestão e, consequentemente, os resultados do faturamento e desempenho dos negócios.

PROJETO MAIS TURISMO

Como o turismo é uma atividade que vem se expandindo, o Projeto Cidade Empreendedora também prevê preparar o município de Guaraciaba do Norte, que já integra um dos roteiros mais importantes do Estado, a Rota dos Mirantes da Ibiapaba, para crescer nessa área, principalmente porque vem ganhando força a busca por experiências únicas num Turismo que vai além das belas paisagens, descanso e lazer. Assim, o Projeto Mais Turismo, também integrante das ações do Projeto Cidade Empreendedora, vai mobilizar a sociedade local com iniciativas de sensibilização, capacitação, envolvimento das governanças locais e investimentos em infraestrutura dos equipamentos relacionados às atividades turísticas.

O projeto está na sua 4º Edição e objetiva, especialmente, potencializar a região enquanto destino turístico, alavancando a economia local e gerando emprego e renda, a partir da formatação de uma proposta que reforce o turismo cultural, religioso, de aventura, de atrativos naturais e voltado para o artesanato. A ideia é a realização de consultoria para criação/aprimoramento da oferta com foco em experiências e, assim, desenvolver roteiros e produtos formatados de maneira integrada, com a finalidade de disseminar conhecimento e práticas de sustentabilidade passíveis de replicação nos empreendimentos, gerando retorno positivo em um ou mais dos aspectos econômico, social e ambiental como, por exemplo, os “Caminhos os pássaros” e “Rota dos engenhos”, além do fortalecimento e qualificação dos “corredores gastronômicos” e a criação de eventos gastronômicos e cardápios, com pratos à base da cultura regional, como “Quarta da Cachaça”, etc.

A iniciativa também prevê a qualificação do atendimento e os serviços prestados aos turistas pelos estabelecimentos da região, a promoção de cursos destinados a guias; à Segurança e Gestão de Risco em Turismo de Aventura; além da estruturação de roteiro de visitação turística às propriedades rurais.

Outras ações previstas são a adoção de práticas sustentáveis para os empresários de turismo, como gestão ambiental, políticas de hospedagem e afins e mecanismos de valorização da Cultura e Criatividade local, ressaltando a identidade e singularidade da região, além da elaboração de Calendário de Eventos de Guaraciaba do Norte e de campanhas Promocionais Específicas. Para o analista do Escritório Regional do Sebrae na Ibiapaba, johnw Mágulas, a adesão ao Projeto Cidade Empreendedora vai impulsionar o desenvolvimento local. “A melhoria do ambiente de negócios só é possível com atores comprometidos e Guaraciaba do Norte é um município destaque em ações e prima pelo investimento na qualificação de diversos setores da sua economia”, enfatiza.

Fonte: Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá