domingo, 27 de março de 2022

Centro de Referência em Infectologia de Sobral recebe visita técnica do Ministério da Saúde


A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS) recebeu, nos dias 22 e 23 de março, a visita de uma comitiva técnica do Ministério da Saúde para discutir a implantação do projeto de reestruturação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Este é o primeiro de uma série de encontros que serão realizados visando implementar o projeto no Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), onde se localiza o centro de testagem do município.


O projeto “Fortalecimento da vigilância das infecções crônicas e sexualmente transmissíveis na atenção à saúde” tem como objetivo principal a reestruturação dos CTAs. Ele articula a rede de Atenção Primária com os serviços de Atenção Especializada para responder às necessidades de saúde da população em situação de maior vulnerabilidade. A proposta é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) com apoio da Fundação Oswaldo Cruz - Brasília. A primeira fase das atividades estão ocorrendo em oito CTAs do país indicados pela gestão estadual ao DCCI/SVS/MS.


Dentre as ações do projeto, está prevista a organização dos pontos de atenção com a integração de ações de vigilância em saúde e atenção, por meio da avaliação da oferta da carteira de serviços dos CTAs para atender as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV/Aids, às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), às hepatites virais, à tuberculose e à hanseníase. Estão previstas também  atividades de capacitação dos trabalhadores de saúde e gestores com foco na melhoria do acesso da população atendida.


De acordo com a secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, Sobral foi o único município do Ceará escolhido, até o momento, para participar desse projeto de ampliação. “É um projeto que visa a ampliação, reestruturação e pesquisa. Uma proposta de uma nova carteira de serviço a fim de beneficiar a população. Estamos muito felizes com essa oportunidade e dispostos a apoiar essa nova proposta que será um grande avanço para a infectologia e tratamento dos pacientes de toda a região”, destacou.


A visita ao Cris de Sobral foi realizada com o acompanhamento de equipe do DCCI/SVS/MS, Fiocruz/DF e Hospital Albert Einstein, onde foi produzido um esboço para o plano de trabalho para reorganização da carteira de serviços ofertadas aos usuários do CTA. O resultado desse trabalho fortalecerá o acesso dos usuários à rede de diagnóstico com a ampliação dos serviços ofertados em cada Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá