quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Região da Barra do Ceará conta com nova sede de escola já convertida em Tempo Integral para 2022



Escola de Ensino Médio Estado de Alagoas iniciará próximo ano letivo oferecendo jornada de 9 horas e três refeições diárias a estudantes da 1ª série

Um novo espaço para a construção de um futuro melhor para centenas de estudantes da Grande Barra do Ceará, em Fortaleza. Assim é a nova sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Estado de Alagoas, entregue pelo Governo do Ceará, na manhã desta quarta-feira (15). A inauguração teve a presença do governador Camilo Santana, acompanhado da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, do secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e demais autoridades.



A estudante Maria Eduarda Gomes, que cursa a 3ª série, se sente privilegiada em concluir o Ensino Médio contando com a nova estrutura. O prédio tem três pavimentos, com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo. “A escola teve uma participação muito especial na minha vida, porque foi aqui que eu decidi o que eu queria ser, o que eu queria para o meu futuro. Eu quero ser enfermeira, e consegui descobrir isso através da aulas”, contou Maria Eduarda, que, ao violino, tocou Asa Branca na inauguração.



O investimento para construir e equipar o prédio foi de R$ 7,1 milhões, provenientes do governo estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O governador Camilo Santana afirmou que o investimento representa o compromisso para gerar transformação e oportunidades com justiça social. “Aqui é mais uma Escola de Ensino em Tempo Integral que o Estado está entregando na Capital. Lembrando que o Estado já está com mais de 50% das escolas em Tempo Integral. Essa era uma meta até o final 2022, mas nós antecipamos, até por acreditar que o Tempo Integral é uma forma de, além de dar mais oportunidades para os jovens, é uma forma de proteção para nossa juventude”.



“Hoje é um dia de agradecer por todos os investimentos na educação, especialmente pelos novos equipamento que estamos recebendo”, ressaltou a titular da Seduc, Eliana Estrela.

A unidade de ensino, fundada em 1966, agora tem capacidade para atender até 1.620 alunos nos três turnos. Em 2022, a escola passará a oferecer o Ensino Médio em Tempo Integral para os estudantes que ingressarem na 1ª série do Ensino Médio, readequando sua capacidade para essa mudança no perfil de funcionamento. A expansão do funcionamento em tempo integral ocorrerá gradualmente para as próximas séries. Com isso, terá uma jornada de nove horas, garantindo três refeições diárias. O currículo será composto por disciplinas da base comum a todos e disciplinas escolhidas pelos alunos.



Segundo o diretor William Barros, a implementação do modelo de tempo integral é uma conquista para toda a comunidade. “Isso faz diferença porque a juventude é o nosso futuro. Nós estamos aqui ajudando a construir um momento que, para eles, vai ser o desenvolvimento e desempenho deles. É uma coisa que não tem preço, é impagável. A gente fica até emocionado, porque a gente sabe o valor que isso representa. Nós, como professores, temos orgulho de pisar nesse chão, de sentir esse prédio e o empenho que o Estado tem em trazer para nós todas as condições necessárias para o desenvolvimento”, comemorou.



No total, o Ceará fecha o ano letivo 2021 com 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTIs). Em Fortaleza, são 76 escolas funcionando em jornada ampliada em Fortaleza, sendo 55 EEMTIs e 21 EEPs. O Tempo Integral integra o Programa Ceará Educa Mais, coordenado pela Seduc.
Busca Ativa Escolar



Atualmente, entre as iniciativas desenvolvidas pela escola estão a Busca Ativa Escolar, os Multiplicadores de Leitura e o projeto de preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A unidade também desenvolve as Competências Socioemocionais, por meio do Professor Diretor de Turma.

O estudante César Gabriel dos Santos, que também está concluindo o Ensino Médio, é um dos bolsistas do Busca Ativa Escolar, programa que selecionou 3 mil alunos-monitores para atuar no combate à infrequência escolar, com benefício mensal no valor de R$ 200. Cesar, que estava ao lado da mãe, Elisete dos Santos, que também estudou na instituição entre os anos de 1978 e 1982, agradeceu o trabalho e acolhimento dos professores. “Queria aproveitar o momento para agradecer aos meus queridos professores, de quem obtive apoio e ajuda como aluno, monitor e, também, como pessoa”.



“Nós implantamos o Busca Ativa, colocamos três mil bolsistas, para não perder nenhum aluno no Estado do Ceará”, justificou Camilo Santana.



A inauguração contou ainda com a apresentação da fanfarra da EEMTI General Eudoro Corrêa, localizada no bairro Parangaba.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá