sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Em dia histórico, quase 2 mil policiais e bombeiros militares são promovidos em três solenidades em três diferentes regiões do Ceará


Para completar o dia de festa, o governador Camilo Santana anunciou que os militares também terão direito ao reajuste de 10,74% anunciado para todos os servidores estaduais anunciado na quarta-feira (22)

A antivéspera do Natal vai ficar marcada como uma data muito especial para quase 2 mil policiais e bombeiros militares que atuam nas forças de segurança do Ceará. Reiterando o compromisso de fortalecer a área, o Governo do Ceará promoveu um total de 1.963 profissionais, nesta quinta-feira (23). Com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, e sua vice-governadora, Izolda Cela, três solenidades, em três cidades diferentes, marcaram a graduação dos policiais e bombeiros militares beneficiados pela lei que garante a ascensão contínua nas carreiras das corporações. As cerimônias foram realizadas pela manhã no Crato, na região do Cariri, à tarde no Centro de Eventos, em Fortaleza, e à noite em Sobral, na Região Norte.

Estiveram presentes nos eventos, o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, Coronel Márcio Oliveira, comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e do comandante-geral do Corpo Militar de Bombeiros do Ceará (CBMCE), o Coronel Ronaldo Roque. Ao todo, 3.207 profissionais foram promovidos, entre quarta (22) e quinta-feira (23). Desde 2015, o Governo do Ceará realizou mais de 25 mil promoções, atendendo assim uma reivindicação histórica dos militares.



“Eu sou servidor público e sei o que é a missão de servir às pessoas. Estou terminando meu sétimo ano como governador e nunca esqueço que na minha eleição de 2014, quando eu era candidato, e policiais, principalmente mulheres dos policiais que eu encontrava, reclamavam e cobravam e diziam que os policiais passavam 10, 15 e 20 anos sem conseguir uma promoção. Eu me comprometi naquele momento que se eu fosse governador do Ceará, eu mudaria essa história. E no primeiro ano que eu assumi o governo, nós fizemos a melhor lei de promoções da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros do País”, enfatizou o governador.

Camilo falou também sobre o como é importante dar apoio material à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, mas que a coisa mais importante para aqueles que prestam serviço à população é a valorização das pessoas. “Foi por isso que eu me comprometi a fazer a melhor lei de promoções porque é uma forma de valorizar os nossos guerreiros que estão todos os dias nas ruas a defender o povo do Ceará”, complementou.



O comandante da PMCE pontuou a importância do reconhecimento dos profissionais de segurança pública pelo Governo do Ceará. “A promoção para o militar representa muito mais do que a ascensão funcional, mudança de postos e graduações. Trata-se de reconhecimento e a valorização. Seja no reaparelhamento das estruturas físicas das unidades, no armamento moderno que foi adquirido para as tropas, viaturas novas e treinamento especializado, todas essas inovações foram muito importantes para a valorização de nossas atividades, e das corporações policiais. Temos no Ceará a maior e mais moderna lei de promoção de policiais militares do Brasil”, informou.

“O Ceará se tornou um Estado referência em investimentos em segurança pública. Temos os melhores veículos, as melhores armas. O Corpo de Bombeiros possui muitos dos melhores equipamentos do mundo. Mas para além de todos os investimentos com material e tecnologia, somos referência também em reconhecimento dos profissionais de segurança pública no País, com nossa lei de promoções”, enfatizou o titular da SSPDS, Sandro Caron.



No Crato, foram promovidos um total de 355 militares, sendo 332 policiais e 23 bombeiros, que atuam na região do Cariri. Em Fortaleza, na solenidade desta quinta-feira, 1.222 profisisonais foram promovidos, sendo1.093 PMs e 129 bombeiros militares. Já em Sobral, um total de 384 militares receberam a promoção, sendo 367 policiais militares e 17 bombeiros.

Ressaltando a importância e a emoção desse dia histórico para os promovidos, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o Coronel Ronaldo Roque, relembrou do quanto é relevante o apoio de cada familiar. “Todos sabemos da nossa importante missão de proteger o povo cearense, e nossa família é parte essencial nesse apoio e também reconhecimento, que culmina neste momento com a promoção de vocês, ampliando sua motivação de cada dia”, disse.



Histórias que nos orgulham

Para o PM Segisnaldo Medeiros, o dia é de celebrar as conquistas e agradecer ao governador Camilo Santana. “Tenho 27 anos de corporação, e 21 anos de oficialato na Polícia Militar, não só eu, mas todos aqui no Crato temos a honra de receber essa promoção. Temos o privilégio de receber nossos familiares, que tanto nos apoiam, aqui para um momento tão especial, e temos de agradecer em primeiro lugar ao governador, que criou uma lei em 2015, e que faz com que a gente consiga ter as nossas promoções no seu devido tempo. Não só a de hoje, a qual me tornei Tenente Coronel da Polícia Militar, mas também as promoções futuras dentro da nossa carreira militar”, projetou o oficial.

Dia especial também para a cabo Drielly que está na PMCE há oito anos. Ela, junto com o marido, recebeu a promoção que tanto aguardava. “É um dia de muita satisfação, porque mediante a promoção, aumentam as responsabilidades e também muitas coisas boas. É um dia muito especial, muito esperado e que almejei bastante. Me sinto muito feliz por ser mulher nessa instituição e por fazer a diferença na instituição”.



Em Fortaleza, o agora capitão Erandir Ximenes é só gratidão ao tão aguardado reconhecimento profissional. “O governador reconheceu e organizou todas as promoções que estavam atrasadas na PM. Agora sou capitão, isso é de uma alegria imensa, eu que sirvo à Casa Civil da Vice-Governadoria, tenho a honra e a gratidão de fazer parte dessa história de promoções da PM”, disse.

Na cidade de Sobral, o recém-promovido capitão Arthur sabe bem do seu papel como militar na defesa do cidadão cearense. “Após cinco anos como primeiro-tenente agora ganho o reconhecimento da corporação e do Estado pela dedicação em nosso trabalho. Quero agradecer a Deus, a minha família e aos esforços do Governo do Estado por esse momento. Com essa promoção, acredito que todos aqui estamos cientes de como devemos prestar um serviço ainda melhor para a população do Ceará”, testemunhou.



“O nosso governo honra mais um compromisso, como ao longo desses anos, o de trabalhar pela melhoria da vida dos cearenses, e aqui relacionamos também ao reconhecimento das carreiras dos profissionais de segurança pública. Temos uma equipe competente e valorosa, e o motivo que nos reúne aqui é o de reconhecer uma nobre missão, a defesa da inclusão da sociedade cearense. Aos promovidos, que esse degrau que está avançando na carreira represente o fortalecimento do vínculo com a instituição que defendem, e que possam ser vitoriosos em seus projetos de vida. E assim, que as suas famílias também possam se sentir honradas pelos serviços tão valorosos daquilo que prestam pela sociedade cearense”, ressaltou a vice-governadora.



Lei de 2015 já promoveu 25.079 militares

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a lei que permite as promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. Desde a sua criação, a lei já promoveu um total de 25.079 militares no Ceará.



Aumento de 10,74% aos servidores

“Ano passado mandamos para a Assembleia Legislativa, que aprovou, outro pacote de melhorias salariais para os servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Este ano foi para Polícia Civil. Isso foi acordado em três parcelas, e a última parcela vai ser agora em janeiro de 2022. Mas na quarta-feira (22), mandei para a Assembleia a revisão geral dos servidores do Estado do Ceará. Todos os servidores terão reajuste salarial a partir do dia 1° de janeiro de 2022. Digo isso porque na lei que aprovamos da Polícia Militar dizia que para aquelas categorias que já tinham reajuste salarial não teriam direito a uma revisão geral. Quero dizer aos senhores que ontem eu mandei mudar essa lei. Vocês todos, além de todas as melhorias salariais que continuaram tendo a partir de janeiro, todos os senhores terão a revisão geral de 10.74% além do que foi acordado anteriormente. Essa é uma forma de reconhecer e valorizar”, finalizou o governador do Ceará.



Autoridades presentes

Estiveram presentes nos eventos durante esta quinta-feira (23), o perito geral polícia forense do Ceará (Pefoce), Júlio Torres;o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira; o Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), coronel Clairton Abreu; o titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Nogueira; e o comandante da Casa Militar do Governo do Ceará, coronel Alexandre Ávila; o prefeito do Crato, José Ailton Brasil, e seu vice-prefeito, André Barreto; o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco Lima Júnior, e seu vice-reitor, Carlos Kleber; o prefeito do Sobral, Ivo Gomes, e a sua vice-prefeita, Cristiano Coelho, o deputado estadual Rafael Branco, vereadores, secretários municipais e demais autoridades estaduais e locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá