quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Economia do Ceará fecha terceiro trimestre com avanço de 4,78%, novamente acima da média nacional

 

O resultado do Produto Interno Bruto cearense foi anunciado pelo governador Camilo Santana

Ótima notícia para a economia cearense. No terceiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 4,78%, em relação ao mesmo trimestre de 2020. A informação foi dada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. O resultado do Ceará é superior ao PIB nacional que registrou crescimento de 4,0% no mesmo período de análise. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Para o órgão, o resultado é explicado pelo crescimento da Indústria (8,45%), seguido pelo setor de Serviços (5,33%).

“Desde o início da pandemia, tudo que fizemos foi priorizar a vida das pessoas, mas nunca esquecemos da preocupação com o emprego e renda dos cearenses. Anunciamos uma série de ações de apoio às famílias cearenses, transformando algumas delas em política pública permanente, como o Vale-Gás, a distribuição de tablets, computadores e chips de conectividade aos alunos da rede pública. Seguimos com a preocupação de vacinar todos e estamos trabalhando para gerar mais emprego e renda para os cearenses, atraindo investidores e fazendo investimentos públicos. E todas essas ações refletem nos números que recebi do Ipece, com um resultado positivo do PIB, resultado importante para mensurar a nossa economia”, apontou Camilo Santana.



“Em qualquer escala de comparação, comparado com o mesmo período do ano anterior, ou mesmo ao trimestre anterior (abril, maio e junho) o Ceará cresceu mais que o Brasil. Ao comparar com o trimestre anterior de 2021, o crescimento do nosso Estado foi de 3,25%, um resultado bem superior ao do Brasil que caiu, -0,1%”, comparou o governador. Novamente, os destaques são os setores de Indústria (5,04%) e Serviços (1,34%)

Outra excelente notícia é que a previsão do Ipece para o crescimento da economia cearense no ano de 2021 é de 6,24%. A atual previsão para o PIB cearense também se mantém acima da projetada para a economia nacional que é de 4,65%.

Para o ano de 2022, segundo o Ipece, a economia cearense deve crescer 1,25%, enquanto a previsão para a brasileira é 0,5%.

“Esses números mostram que estamos fortalecendo a economia, e tudo isso se transforma em empregos e renda para o Estado do Ceará. A previsão do Ipece para o crescimento da economia cearense no ano de 2021 está em 6,24%, valores projetados já considerando os três primeiros trimestres no Ceará. Isso quer dizer que estamos no caminho certo, estamos vencendo a pandemia, retomando a economia do Estado. O Ceará tem sido líder em investimentos públicos no Brasil. Mas precisamos continuar vacinando as pessoas para poder avançar ainda mais, e não vou descansar até vacinar todos os cearenses”, finalizou o governador.

O Ipece detalha nesta quinta-feira (16), em coletiva de imprensa, os números do PIB cearense em detalhes, projeções e perspectivas para 2022.

*Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá