quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Prefeitura de Marco inaugura Memorial - Servo de Deus Waldir Lopes de Castro









A população marquense, acordou cedo nesta quarta-feira, 22, para as 05:30 da manhã, presenciar a inauguração oficial do Memorial dedicado a Monsenhor Waldir Lopes de Castro, sacerdote católico, considerado pela população de Marco (Ceará) como santo pela sua doação e testemunho de vida.

No ano de 1964, Waldir Lopes e Castro, assumiu a Paróquia de São Manuel, em Marco, ainda na região Norte cearense, e começou seu trabalho pastoral apoiando as comunidades eclesiais de base e a catequese. Fundou o Centro Educacional São Manuel, onde foi professor e diretor. Faleceu em 22 de dezembro 2001, enquanto fazia caminhada, vítima de acidente automobilístico. O horário escolhido para solenidade, é o mesmo horário que ocorreu o acidente que o vitimou.









No mesmo dia, duas cerimonias aconteceram. Pela manhã, iniciando as 5h30min, a estatuá dedicada ao sacerdote, e uma urbanização no seu entorno foi inaugurada. Já a noite, iniciando as 19h, uma cerimonia religiosa foi dedicada a memoria de Monsenhor Waldir, e em celebração a obra. 

Projeto de Urbanização

O Prefeito de Marco, Roger Aguiar, que participou dos dois momentos, destacou que já tem pronto um projeto de urbanização para todo o entorno do memorial, e que vai buscar os recursos necessários para executar tal obra

Título de Servo de Deus

A Paróquia de São Manuel, Paróquia esta localizada na cidade de Marco, estado do Ceará, entrou com um processo de Beatificação e Canonização de Mons. Waldir. O então Bispo de Sobral, Dom José Luíz Gomes de Vasconcelos, aceitou o pedido e enviou junto à Santa Fé Apostólica, o pedido para Abertura da Causa de Beatificação e Canonização. No dia 07 de Fevereiro de 2020, a Diocese de Sobral recebeu o "Nihil Obsta" (Nada Obsta), um documento que alega que não há nenhum obstáculo para a Abertura da Causa. A causa de Beatificação do Servo de Deus Waldir, tem como Postulador, o Dr. Paolo Villota, responsável por alguns processos de Beatificação e Canonização no Brasil, tendo como mais conhecido, o processo de Canonização de Irmã Dulce.

Confira mais imagens. Clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá