segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Ceará recebe mais 262 mil doses da Pfizer para vacinação da população contra a Covid-19

 

Mais dois lotes, com 91.500 de vacinas, devem chegar ao estado nesta segunda-feira (20)

Neste domingo (19), o Ceará recebeu 262.080 doses da Pfizer/BioNTech, que serão destinadas para aplicação da primeira e segunda doses na vacinação da população em geral. Está prevista para segunda-feira (20) a chegada de mais dois lotes, com 91.500 vacinas, sendo mil doses da Janssen e 90.500 da AstraZeneca/Fiocruz.

Após o desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza, a carga com doses da Pfizer foi encaminhada para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A distribuição dos imunizantes, que agora totalizam 11.456.058 doses enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, será feita de forma proporcional aos municípios cearenses. Até o momento, o Ceará entregou aos 184 municípios o equivalente a 10.182.499 aplicações (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen). O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacine-se

Durante o anúncio do novo decreto contra a Covid-19 no Ceará, realizado nessa sexta-feira (17), o governador Camilo Santana reiterou que a vacina de adolescentes está mantida no estado e fez um apelo para todos continuarem com a imunização.

“A orientação dos especialistas é vacinar. Para quem tomou a primeira dose, não perca a segunda aplicação. Se perdeu o prazo da vacinação da segunda dose, procure um posto e se vacine. Já estamos dando o reforço da terceira dose aos mais idosos, e quanto mais pessoas forem imunizadas, melhor será o enfrentamento da pandemia. Além disso, decidimos, através de comitê, que vamos manter a vacinação entre os jovens de 12 a 17 anos, pois a decisão polêmica e unilateral do Ministério da Saúde – de sugerir a parada da vacinação para essa faixa etária – vai contra a orientação dos especialistas de saúde, da Anvisa. Quero fazer um apelo para todos os jovens e adolescentes do Ceará, e aos seus pais, para que se vacinem, aos pais e aos jovens. Estamos aplicando a vacina Pfizer, por orientação dos especialistas”.

O cadastro para a vacinação deve ser realizado na plataforma Saúde Digital. Após o preenchimento do formulário, um e-mail é enviado para a confirmação do registro. A alternativa à confirmação online é telefonar para 0800 275 1475.

Agora, o CPF não é mais obrigatório para registro no sistema, e sim o Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem já tomou alguma vacina ou recebeu qualquer atendimento nos serviços públicos de saúde, já possui a numeração do CNS. Pessoas que têm ou tiveram plano de saúde também possuem a sequência numérica.

O acesso ao cartão é simples e pode ser feito pela internet, por meio da plataforma ConecteSUS.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá