domingo, 29 de outubro de 2017

SEGURANÇA- Iniciado processo que vai duplicar capacidade operacional do BPRaio na Capital

Iniciado processo que vai duplicar capacidade operacional do BPRaio na Capital

Messejana recebeu apresentação dos 104 novos policiais do BPRaio exclusivos para Fortaleza. Ainda na manhã deste sabado (28), o governador Camilo Santana reativou a Vila de Esporte e Lazer do bairro

A Grande Messejana foi a escolhida para recepcionar, neste sábado (28), um grande reforço na segurança para toda a capital cearense. Isso porque o governador Camilo Santana iniciou as atividades dos novos policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passaram por um treinamento especial, a chamada “Doutrina Raio”, para atuar no combate ao crime. A ação é um compromisso do Governo do Ceará de implantar o grupamento em todas as regiões do Estado e também aumentar o efetivo para duplicar a capacidade operacional em Fortaleza.

O chefe do Executivo garantiu o empenho em aumentar o efetivo por todo o Ceará. “Estamos fazendo um grande planejamento. Cada equipe é formada por policiais que passam por uma seleção rigorosa e um treinamento pesado, pois ela vai atuar de maneira mais ostensiva, tem que ter boa mobilidade com motos. Estamos comprando mais veículos, armas, equipamentos. Recentemente recebemos mais 300 motocicletas, que estão rodando em Caucaia, Maracanaú e agora em Fortaleza. Em breve vamos conseguir dobrar a capacidade operacional na capital cearense. Em novembro vamos inaugurar o Raio em Maranguape, e, em dezembro, em mais três ou quatro cidades. Até o fim do primeiro semestre de 2018, todas as cidades com mais de 50 mil habitantes terão um Batalhão do Raio”.


Nesse primeiro momento, serão mais 104 policiais em Fortaleza, divididos em 14 equipes, com 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas para realizar o patrulhamento e atender ocorrências, investimento de mais de R$ 2,8 milhões. Nas próximas duas terças-feiras (31/10 e 7/11), serão realizadas apresentações nos bairros Vila Velha e Parangaba, respectivamente. A meta é lançar novas equipes exclusivas para a Capital até abril do próximo ano, dobrando a capacidade operacional atual do policiamento especializado.



O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior, já que antes o grupamento só atuava na capital. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão, como Maracanaú e Caucaia, no mês de setembro.

O secretário da Segurança, André Costa, disse que os novos policiais do BPRaio vão atuar em localidades de maior vulnerabilidade, a partir do número de incidentes. “A ideia ao aumentar o efetivo é agilizar o tempo de atendimento das ocorrências. Recentemente recuperamos um carro que havia sido roubado em menos de meia hora. Vamos intensificar as ações do BPRaio aqui na Messejana e em alguns bairros que selecionamos a partir de índices, aqui na Messejana, especificamente, índice de assaltos. Com o apoio da população, vamos conseguir vencer a criminalidade”.

O comerciante João Pereira dos Santos acredita que, com a chegada do BPRaio nas proximidades, os moradores na Messejana vão poder trabalhar com mais tranquilidade. “Esperamos muito que melhore a questão da segurança. A gente sai de casa para trabalhar, mas ficamos bem apreensivos. Mas agora, ficando perto da polícia, ficamos mais tranquilo, porque confiamos no trabalho dela”.


Estiveram também presentes na solenidade o secretário da Casa Civil, Nelson Martins; o deputado federal André Figueiredo; os deputados estaduais Tin Gomes, Bruno Gonçalves, Audic Mota e Fernando Hugo; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Viana; entre outras autoridades.
Interiorização do BPRaio

A interiorização do BPRaio na gestão Camilo Santana iniciou com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Vila do Esporte e Lazer tem atividades reiniciadas

Dando continuidade à ideologia do “Pacto por um Ceará Pacífico” de que a violência não é tratada apenas através de polícia, mas também com ações preventivas, o governador Camilo Santana, logo após à exibição de motos e viaturas do BPRaio, se dirigiu para a Vila do Esporte e Lazer de Messejana, numa solenidade que marcou o reinício das atividades do equipamento.


Lá, ele foi recepcionado pelas equipes de futsal, basquete, lutas variadas e também pelo grupo de dança da “FelizIdade”. “Outro lado do enfrentamento à violência é a prevenção. Só vamos conseguir tirar a nossa juventude da criminalidade através das escolas de tempo integral, qualificação para aprender línguas, fazer esportes através das Areninhas, Campinhos, recuperação das vilas olímpicas. É una oportunidade e de dar oportunidade e proteger, pois muitas vezes o jovem é aliciado pelo mundo do tráfico. Nenhum país no mundo diminui a violência sem prevenção”, disse Camilo.



As Vilas do Esporte e Lazer têm como propósito de fomentar e incentivar a prática de atividades esportivas voltadas principalmente para crianças e adolescentes, atendendo, diariamente, cerca de 250 pessoas. O investimento total foi de R$ 300 mil. Durante o evento, o governador assinou termo de liberação de verba para a reforma da piscina olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá