domingo, 29 de março de 2015

II Festival de Cinema de Forquilha realiza a entrega do Troféu Barriga de Ouro


Na noite deste sábado, 28 de março, na cidade de Forquilha, a capital nordestina do cinema popular, aconteceu o encerramento do II Festival de Cinema de Forquilha, onde é apresentado filmes, (curta e longa metragens) produzidos na região norte, onde na ocasião foi realizado a entrega do Troféu Barriga de Ouro para homenagear aqueles que se dedicam a esse tipo de produção.


A ideia iniciou a partir da iniciativa de um simples camponês, homem do campo, Josafá Ferreira Duarte, que com sua criatividade natural iniciou as produções de filmes feitos no interior de Forquilha, mais precisamente no distrito de Salgado dos Mendes. A partir dessas produções, Forquilha passou a ser conhecida por essa arte, o que atraiu curiosos, e até pessoas da área que passaram a apoiar a ideia, com isso outros produtores na região foram também começando a mostrar seus talentos e produzindo também seus filmes. Segundo Josafá, Ferreira Aragão, foi o primeiro a apoia-lo, e dar forças nesse trabalho, e aproveitou a oportunidade para agradece-lo em público.

De inicio, foi realizado uma homenagem a um antigo apoiador, Tony Neumanm(in memorian), que era funcionário do SESC, regional de Sobral, e ajudava a todos os criadores em suas produções. Além da apresentação de um slide com fotos de momentos com Tony, um troféu ganhou o seu nome, Toféu Tony Neuman. O contemplado com esse troféu foi o filme, Na Beira de uma Estrada, de produção de Aureliano Shekinah.

Na sequencia foram entregues os troféus de:

* Melhor Atriz- Marliza Duarte Maia Silva com o filme Cadê meus óculos.
* Melhor Ator- José Gustavo Santos da Silva com o filme Cadê meus óculos.
* Melhor Direção- Josafá Ferreira Duarte com o filme Cadê meus óculos.
* Melhor Filme- Depois das Dez, produzido na cidade de Meruoca.

Também foram entregues comendas aos demais diretores/produtores, em forma de homenageá-los pelo trabalho e aos deputados Ferreira Aragão e Moisés Braz pelo apoio ao município e a essa arte.

Estiveram prestigiando o evento diversas autoridades, como o Prefeito Gerlásio Loiola de Forquilha e seu vice Régis Prado, Adail Melo, prefeito de Groaíras, acompanhado da 1 ª Dama, Elisabeth Ximenes e do Secretário de Cultura, Luis Carlos Rodrigues. Os Deputados Estaduais, Ferreira Aragão e Moisés Braz, e vários representantes da Loja Maçônica em Forquilha, além de secretários do município.


Os Deputados Ferreira Aragão e Moisés Braz, se comprometeram, atendendo pedido dos produtores, a apresentar requerimento ao presidente da Assembléia, que autorize a reprodução destes filmes na TV Assembléia.


Algumas autoridades levaram uma coleção de 10 filmes produzidos em Forquilha, presente da Secretaria de Cultura.

O Festival de Cinema é uma realização da Prefeitura de Forquilha em parceria com o SESC-Sobral, os produtores de filmes e apoio da Loja Maçônica de Forquilha.

Confira mais fotos. Clique aqui.

*Contribuiu com imagens o Fotógrafo Paulo Cezar Farias da Pro-Imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá