domingo, 29 de março de 2015

Groaíras: Secretário e adjunto da Saúde participam de reunião do Cosems.



REUNIÃO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS EM DEFESA DO SUS E DA POPULAÇÃO – 27/03/2015

Esse foi o tema em debate ministrado pelo vice-presidente do COSEMS, especialista Josete Tavares, para secretários de saúde municipais do Ceará, no Hotel Sonata em Fortaleza.

O especialista Dr. Josete Tavares iniciou falando sobre regulação do Sistema de Urgência e Emergência dos Hospitais de Referência. Além disso, destacou à respeito da Rede Cegonha e acompanhamento das gestantes de risco.

A Rede Cegonha é um programa do Governo Federal, que atende através do Sistema Único de Saúde – SUS, e visa a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto o pós-parto, além disso, ao recém- nascido e às crianças até dois anos de idade. 
Segundo o Secretário Adjunto de Saúde Alexsandro Albuquerque, o sistema em debate já foi implantado em Groaíras e oferece vários atendimentos tais como: exames de Ultra Som, teste de HIV, sifles. Participa da atenção da Rede Cegonha, mulheres que irão ter o parto normal e acompanhamento da gestante até o nascimento do bebê.

De acordo com o Secretário de Saúde do município citado, Jorge Goersch, a Rede Cegonha indica acolhimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, até mesmo um exame de ultrassonografia, encaminhamento para observação se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto. Dessa forma, os profissionais de saúde estarão mais preparados para acolher a gestante, a criança e atendê-las com segurança e o cuidado mais humanizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá