FOTO: http://www.saude.ce.gov.br |
No contrato de rateio, fica definido quanto cada município assume no custo mensal da nova unidade regional, com os custos compartilhados entre o Governo do Estado e todos os municípios que atenderão a população da Região, que corresponde a 613.104 habitantes. Na policlínica regional, o Governo do Estado participa com 42,42% dos custos mensais e os municípios da região com 57,58%. No custeio do CEO regional, já em funcionamento e com rateio definido, o Governo do Estado assumiu 41% e os municípios 39%. Governo Federal ficou com 20%.
Os consórcios públicos de saúde são uma inovação na gestão da saúde pública do Estado. Foram implantados no governo Cid Gomes para fortalecer a regionalização e promover a interiorização dos serviços de saúde, garantindo à população acesso a consultas e exames na própria região. A gestão das 22 policlínicas e dos 18 Centros de Especialidades Odontológicas que integram a nova rede de assistência à saúde do Ceará é através de consórcios públicos.
Todas as 22 microrregiões de saúde do Estado já criaram seus consórcios intermunicipais e estão implantados os CEOs de Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas, Brejo Santo, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tauá, Crato e as policlínicas regionais de Tauá, Baturité, Camocim, Itapipoca e Pacajus, todas essas unidades em pleno funcionamento.
As Policlínicas tipo II atendem 13 especialidades. Além de atendimento médico, nesses equipamentos a população tem acesso a serviços de radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria, coleta de patologia clínica, enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.
26.06.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do EstadoCasa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898.
FONTE:http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/6110-ceo-e-policlinica-definido-rateio-para-equipamentos-da-microrregional-norte
Via Blog Cariré em revista
Nenhum comentário:
Postar um comentário