sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Protestos contra corrupção mobilizam diversos estados

A Marcha contra a corrupção no Brasil gerou protestos em 25 cidades de 18 estados no país.
Embora tenha sido menos numerosa que a primeira edição, no dia 7 de setembro, neste dia 12 de outubro, o protesto ganhou novos temas articulados nas redes sociais e blogs.
E Brasília, concentrou-se o maior número de pessoas – entre 7.00 e 10.000, de acordo com a Polícia Militar. Os manifestantes levaram para o Congresso temas com a ‘validação da Lei da Ficha Limpa’ para as próximas eleições, em 2012 e o ‘fim do voto secreto’ nas votações do Congresso, também houve protesto contra uma ‘eventual limitação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)’,órgão que foi criado para fiscalizar os juízes.
Pelo restante do país também houve manifestações contra a corrupção.
No Estado de São Paulo, a marcha se concentrou na Avenida Paulista. Estimativas da PM apontavam cerca de 2.000 pessoas. Durante o protesto, um homem foi preso por quebrar o vidro de uma lanchonete Mc Donalds e de um banco. Um grupo de punks mascarados e com panos enrolados no rosto atacou outros manifestantes e a imprensa. No meio da confusão, uma idosa de 64 anos machucou o queixo ao cair na calçada.
No Rio de Janeiro, 2.000 manifestantes estiveram protestando pela orla de Copacabana, segundo a PM.
Em Belo Horizonte, a mobilização aconteceu na praça da Liberdade, próxima à antiga sede do governo estadual. Cerca de 200 pessoas apareceram. Na manifestação, os protestantes pediram que houvesse julgamento dos acusados dos crimes do mensalão e a devolução do dinheiro público desviado pelos políticos corruptos.
Em Goiânia, a marcha mobilizou aproximadamente 1,2 mil pessoas e atraiu universitários, professores, profissionais liberais e donas de casa. Mais da metade foram vestidos com roupas pretas e percorreram 4 Km no centro da cidade.
Em Curitiba, cerca de 500 pessoas compareceram. Partindo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) caminharam até ruas do Centro Histórico e no Centro Cívico. Estudantes com máscaras, aposentados, caras-pintadas e ativistas se juntaram durante a passeata.
Em Salvador, a marcha aconteceu no circuito Barra-Ondina, onde costuma receber os famosos trios elétricos de carnaval. Aproximadamente 800 pessoas apareceram, levando apitos, narizes de palhaço e caras pintadas. Entre os participantes havia jovens, crianças e também juízes e advogados.
Em Recife, 300 pessoas manifestaram na Avenida Boa Viagem. Diversas mães levaram seus filhos pequenos aproveitando o feriado que também se comemora o dia das crianças.
Em Fortaleza, estudantes manifestaram contra expressando a revolta que ficou marcada como “escândalo dos banheiros”, um esquema de desvio de dinheiro destinado a construção de banheiros populares que, de acordo com o Tribunal de contas do Estado, foi um rombo de R$ 16 milhões.
Em João Pessoa, o público caminhou pela orla da praia, no Busto de Tamandaré e a mobilização foi organizada por entidades locais ligadas à imprensa e à advocacia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá