Hoje é o Dia mundial do Fotógrafo.
Eu amo fotografar, por isso não poderia deixar de postar algo sobre esse dia.
Não tardaram a aparecer também os fotógrafos ambulantes que, como pioneiros, correram o mundo divulgando a nova arte, transportando complicados laboratórios e equipamentos em carroças.
Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou outra novidade; a fotografia colorida. Treze anos mais tarde, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar e o filme passou a ser embalado em rolos.
Com máquinas menores e mais fáceis de usar, hoje a fotografia é objeto comum de todos.
Com o surgimento da fotografia digital, qualquer cidadão com uma câmera embutida no celular tem a possibilidade de desempenhar o papel antes reservado aos fotojornalistas. O problema central dessa disputa passa por antigos dilemas da fotografia, que ganharam força com a facilidade da préedição e manipulação da imagem. Caso as previsões se concretizem, os fotojornalistas que sobreviverem aos cortes nas redações assumirão um papel diferenciado nos meios de comunicação, executando apenas matérias especiais e convivendo com registros do cotidiano executados por fotógrafos amadores.
"Fotografar exige, amor, sensibilidade, domínio, personalidade, sensibilidade e ousadia para procurar o novo. A preguiça, inveja ou interesse em fazer pelo dinheiro é um fracasso. A fotografia perfeita traduz sentimento, desejo e um mundo que nem sempre está para ser visto por todos. Nem sempre o bom fotógrafo é reconhecido, uns os tem por chato, outros por estrela e outros por inveja procuram defeitos inexistentes na imagem, a fotografia é uma arte, uma pintura que registra fatos, histórias que não voltam, e um dia serão vistas por pessoas que não vão ter a oportunidade de nos conhecer."
Texto entre aspas de W. Macedo(studio W. Macedo).
Fica aqui minha homenagem a cada profissional da área, e a cada pessoa que gosta de fotografar, seja com uma Câmera simples ou profissional, o importante é registrar os momentos importantes em nossas vidas, e os tornar inesquecíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário