Deputado Júlio César Filho (PT) - Foto: Junior Pio
O deputado Júlio César Filho (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (10/12) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), dados importantes sobre a educação do Estado, com ênfase no ensino em tempo integral.
Ele ressaltou que vários países desenvolvidos têm focado na educação, principalmente nessa modalidade de ensino em que os alunos frequentam a escola pela manhã, com um currículo que inclui matérias tradicionais, e, à tarde, realizam atividades complementares, como atividades físicas, científicas, ensino de informática, entre outras importantes disciplinas, agregando mais conhecimento às crianças e aos jovens.
O deputado ressaltou que o Ceará, no ensino em tempo integral, é um dos estados com o maior número de escolas profissionalizantes, destacando o impacto positivo para os jovens que, antes, não tinham a oportunidade de cursar uma formação técnica que os preparasse para o mercado de trabalho. “Com a implementação do ensino profissionalizante, esses jovens agora têm a chance de ingressar no mercado de trabalho de forma mais qualificada, sem tantas dificuldades, após concluírem o ensino médio”, disse.
Júlio César Filho destacou que esses projetos são frutos de governos que priorizam a educação, desde o governo de Cid Gomes, passando por Camilo Santana, até o atual governador, Elmano de Freitas. “São a soma de vários governos que vêm dando continuidade, sem nenhuma interrupção, com um compromisso contínuo com a melhoria da nossa educação”, afirmou, acrescentando que, muitas vezes, quando há mudanças de prefeito ou governador, os projetos são interrompidos e recomeçam do zero, prejudicando programas importantes em áreas como saúde e educação. “No Ceará, temos uma política exitosa de gestores que assumiram e deram continuidade a esse trabalho, iniciado em Sobral com a então secretária de Educação, Izolda Cela”, afirmou.
Ressaltando alguns dados do Ceará, o deputado destacou que a cidade de Iguatu já apresenta a maior porcentagem de alunos matriculados no ensino médio em tempo integral, com 84% de alunos nessa modalidade. Em comparação, Fortaleza ocupa a 72ª colocação entre os 184 municípios, com apenas 31,13% de alunos nessa modalidade.
“O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, terá um grande desafio de continuar priorizando a educação, mas fazer também essa transição das escolas de ensino regular para o ensino integral, garantindo que os alunos passem mais tempo na escola, recebendo alimentação e educação de qualidade, além de proporcionar maior segurança para as famílias”, frisou.
Ainda de acordo com o deputado, o ano letivo de 2024 teve início com 75% da rede de ensino cearense em tempo integral, abrangendo 513 escolas estaduais, sendo 367 delas escolas estaduais de educação profissional, além de outras modalidades, como escolas do campo e escolas da família agrícola.
“Isso significa que mais de 177 mil estudantes estão matriculados nessa modalidade. E a meta do Governo é universalizar o ensino em tempo integral em toda a rede em poucos anos”, sublinhou, reforçando que o Ceará ocupa o 3º lugar no Brasil com maior proporção de alunos matriculados em tempo integral, atrás apenas de Pernambuco e Paraíba. "Por isso, não podemos parar de investir, de construir novas escolas e transformar as existentes para essa modalidade", reforçou.
Segundo o deputado, as escolas de ensino profissionalizante no Ceará apresentam números expressivos: são 61.760 alunos matriculados e cerca de seis mil empresas parceiras. Até 2024, 18.344 estudantes foram atendidos em programas de estágio. Júlio César Filho destacou que esses jovens terão uma vantagem significativa no mercado de trabalho, saindo da escola com experiência prática, superando um dos principais desafios enfrentados por aqueles que não tiveram acesso à educação profissionalizante.
O deputado também compartilhou que mais de 250 mil estudantes cearenses, de instituições públicas e privadas, inscreveram-se no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 100% dos alunos da rede pública inscritos. Em 2023, 22.531 estudantes do ensino médio ingressaram no ensino superior. Além disso, 270 mil estudantes do Ceará recebem o programa Pé-de-Meia, representando 72% da rede estadual pública.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) destacou a importância de investir em infraestrutura e logística para impulsionar o desenvolvimento do Estado, enfatizando que, sem educação e capacitação dos jovens, não é possível alcançar um crescimento verdadeiramente democrático. "Parabéns ao Governo do Estado, que tem possibilitado que as pessoas realmente tenham oportunidades e qualidade de vida", complementou.
* ALECE
Por Narla Lopes
Edição: Lusiana Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário