segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Seminários do ZEEC reuniram 500 pessoas


O Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado será um grande estímulo para o crescimento econômico, geração de emprego, renda e preservação ambiental

Os três primeiros seminários, da terceira etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC), comemora a participação efetiva da sociedade. Os encontros ocorridos dias 21, 22 e 23 de janeiro, nos municípios de Camocim, Paracuru e Beberibe, respectivamente, reuniram 500 pessoas. Na manhã desta sexta-feira (24), a partir das 8h30, no auditório da Unifor, em Fortaleza, acontece o quarto seminário. O objetivo é construir de forma participativa, um prognóstico do litoral cearense, interagindo com diversos segmentos.

Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, essa etapa do ZEEC visa colaborar na construção de cenários tendenciais e desejáveis referentes ao nosso Litoral. “A ideia é que na elaboração dos mesmos, sejam considerados o histórico dos dados levantados e a situação das unidades homogêneas, de acordo com as potencialidades e fragilidades naturais e socioeconômicas de cada área”, explica.

Durante a abertura do encontro, em Camocim, Artur Bruno enfatizou a importância do ZEEC na redução de conflitos. Segundo ele, nós temos muitos conflitos no Litoral e o zoneamento pode diminuir ao “máximo” essa situação. “Ao final, teremos um mapeamento muito preciso de todas as áreas da planície costeira o que certamente vai contribuir para a redução dos conflitos”, disse. “Após a conclusão do processo, saberemos com clareza as áreas que podem ser ocupadas e aquelas que não podem”, completou.

Em Beberibe, Bruno afirmou que por meio do ZEEC, o empreendedor terá o zoneamento dos 573 km do litoral cearense, dos 20 municípios que estão na zona costeira, com um mapeamento definindo quais as áreas que serão Área de Preservação Permanente (APP) e as que permitirão, pela legislação, uso e ocupação. “Será um grande estímulo para o empreendedorismo, pois o investimento será feito nas áreas adequadas e de acordo com a lei”, explicou. “Nós teremos crescimento econômico, geração de emprego, renda e preservação ambiental”, encerrou.
ZEEC

O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Sema, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Tem como principal objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território de todo o Litoral cearense, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas.
Serviço

Seminário ZEEC 2002: Fortaleza e Região Metropolitana
Dia: 24 de janeiro de 2020 (Sexta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório da Unifor
Endereço: Avenida Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza.

*ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá