quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Ceará investe na capacitação de novas equipes transplantadoras

alt

“A vivência que estamos tendo aqui é tão rica de conhecimento que nos incentiva a aplicar o serviço no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro”, declara a enfermeira Maria Helena Barcelos, uma das profissionais que está sendo treinada pela equipe de Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará. “Lá nós ainda não fazemos transplante. Mas após essa experiência grandiosa aqui em Messejana, estamos nos preparando para iniciar os procedimentos lá no Rio”, comemora.

Durante toda essa semana, profissionais da área da saúde de cinco hospitais do país estão em treinamento no Hospital de Messejana. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, perfusionistas, psicólogos, nutricionistas, dentistas e assistentes sociais, uma equipe multidisciplinar que tem a oportunidade de aprender na prática como se faz transplante cardíaco. Em duas décadas, o Hospital de Messejana já realizou 387 transplantes de coração, até o último dia 23 de agosto.

O cirurgião cardiovascular Melchior Luis Lima, que trabalha no Hospital Meridional, em Vitória, Espírito Santo, explica que eram poucos os transplantes realizados por lá. Agora, com a participação de vários profissionais na Tutoria do Hospital de Messejana, a expectativa é de aumentar os procedimentos. "Estamos muito satisfeitos com essa experiência adquirida aqui no Hospital de Messejana, no Ceará. Pretendemos aplicar todo esse conhecimento no Espírito Santo para melhorar os nossos resultados", afirma.

Desde 2015 que esses profissionais participam das aulas teóricas e práticas do projeto Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A conclusão das aulas está prevista para dezembro deste ano. Ao todo, são 60 profissionais selecionados pelo Ministério da Saúde que estão concluindo as aulas teóricas e práticas sobre técnicas de transplantes de coração e implante de coração artificial. O projeto é resultado de convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará  (Sesa).
Rbanner tutoria hm 02Nesta etapa do projeto, os profissionais têm aulas presenciais nos auditórios e no Centro de Pesquisa Experimental do HM, além do contato com a equipe do Hospital de Messejana, considerada referência nacional em transplantes de coração e pulmão. Uma parte dos alunos, médicos e enfermeiros, participa de simulações de cirurgias de transplantes e implantes de coração artificial com a orientação do coordenador de transplantes cardíacos do Hospital de Messejana, Juan Mejia.

"Foi mais que merecida a entrega dessa responsabilidade para treinarmos essas equipes. Nós tivemos que ajustar as nossas atividades para a docência e está sendo muito gratificante. Agora, estou estimulado para que esses profissionais comecem a transplantar, aumentando assim o número de procedimentos de transplantes no país", fala Mejia. No mês de outubro, o Hospital de Messejana comemora 20 anos na realização de transplantes cardíacos. “Somos um centro de referência com bastante experiência, por isso é muito importante que estejamos contribuindo com a qualificação de profissionais de vários estados do país”, complementa.

Dentre os participantes do projeto de Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana, estão profissionais de diferentes regiões brasileiras, treinados para realizar o transplante de coração: Hospital Ana Nery, de Salvador, Bahia; Hospital Universitário de São Luís, do Maranhão; Hospital Meridional de Vitória, do Espírito Santo; Hospital dos Servidores Federais do Rio de Janeiro e o Hospital do Coração de Natal, do Rio Grande do Norte. Trinta profissionais do Hospital de Messejana estão envolvidos na realização do curso.


Fotos: Assessoria de Comunicação do HM

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá