terça-feira, 25 de julho de 2017

Saúde Pública: Hospital Waldemar Alcântara recebe certificado de alto nível de excelência


Há 15 anos em funcionamento, o HGWA é responsável por dar suporte e continuidade de tratamento a pacientes atendidos nas emergências e pronto-atendimentos do Estado

 MVS2645 webUnidade da rede pública do Governo do Ceará, o Hospital Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) recebeu nesta segunda-feira (24) a Certificação de Acreditado com Excelência Nível III, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O documento atesta que a instituição atende aos requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial, seguindo metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A cerimônia de entrega do título foi realizada no auditório do hospital, com a presença do governador Camilo Santana, do secretário da Saúde, Henrique Javi, e da direção da unidade.

Há 15 anos em funcionamento, o HGWA é responsável por dar suporte e continuidade de tratamento a pacientes atendidos nas emergências e pronto-atendimentos do Estado. Na unidade  são realizadas cirurgias gerais, 
R MVS2583urológicas, vasculares e pediátricas, atendimento neonatal, pediátrico e adulto, funcionando sob modelo de gestão de Organização Social. O hospital atende usuários exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição foi acreditada pela primeira vez (nível I) pela ONA em 2005 e, logo no ano seguinte, recebeu o título de Acreditação Plena (nível II), sendo a primeira unidade hospitalar pública do Norte e Nordeste a receber a certificação, e a primeira do Ceará, entre hospitais públicos e privados.

Camilo Santana destacou o planejamento e a gestão responsáveis da unidade pública, parabenizando todos os envolvidos na busca pelo maior nível de excelência para o atendimento dos pacientes. O chefe do Executivo ressaltou ainda o fato de o hospital estar entre os três públicos do Nordeste que receberam o Nível III - outro deles, também do Ceará, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

"Isso é o reconhecimento da qualidade do trabalho, do atendimento e da segurança no serviço que é realizado no Waldemar Alcântara. Essa certificação deve ser vista com muito orgulho por parte do hospital e também da Saúde Pública, não só do Ceará como do Nordeste brasileiro. Isso é reflexo do esforço dos profissionais e a excelência buscada e mostrada por eles", afirmou o governador, que realizou visita às instalações do HGWA e conversou com pacientes e funcionários.

Secretário da Saúde, Henrique Javi afirma que os resultados do Waldemar Alcântara motivam ainda mais a gestão estadual a mirar novos recordes e conquistas para a Saúde Pública. "O que motiva é ver a felicidade e o reconhecimento de cada um que é atendido no hospital. É saber que isso aqui não é só um prédio, é um centro de profissionais que tem compromisso com a qualidade".


Excelência

Em todo o País, somente 16 hospitais públicos possuem o nível III de certificação. Segundo aponta a diretora geral do Waldemar Alcântara, Fernanda Netto, alcançar essa conquista vem para coroar um caminho longo de comprometimento e constante acompanhamento de todos os serviços de saúde prestados pela unidade.

"Tudo faz parte do hospital saber bem o que ele é e como melhor serve à população. Hoje nós somos um hospital referência no tratamento de pacientes crônicos de alta dependência, que precisam de muitos cuidados. Nos especializamos neste cuidado, hoje temos trabalho especial voltados a esse fim. E assim conseguimos resultados expressivos, diminuição de mortalidade, de tempo na UTI, oferecendo mais leitos. A excelência é uma constante. Então vamos continuar buscando o ciclo contínuo de melhoria para atender cada vez melhor os pacientes", expôs.

Assessora de Qualidade do HGWA, Marina Porto argumenta que "marcar colado" em cada departamento do hospital e manter uma constante de capacitação são elementos indispensáveis para a rotina de uma instituição acreditada. "Aqui nós encontramos as potencialidades e trabalhamos para melhora-las. Vivemos uma constante transformação através de avaliações, medindo indicadores, para alcançar novos resultados. Fazemos visitas em outras instituições, trocamos conhecimentos com outros hospitais. Semanalmente a gente vê novas conquistas utilizando desse método".


Atendimento elogiado

O Waldemar Alcântara tem 323 leitos, distribuídos entre UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) adulto, pediátrico e neonatal; Unidade de Médio Risco Neonatal, Unidade de Cuidados Especiais (UCE), Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral), além de clínicas médica,cirúrgica e pediátrica. Em 2017, até o mês de junho, o Hospital realizou 33.531 atendimentos. Destes, 1.879 cirurgias, 11.602 atendimentos ambulatoriais e 20.050 exames de imagens e 221.569 exames laboratoriais. Em 2016, foram 70.573 atendimentos.
 MVS2736 webMaria Lucila Mendes, 61, é cuidadora de um paciente com esclerose lateral amiotrófica, que depende de sondas para se alimentar e equipamentos para manter a respiração. Para ela, a estrutura e o atendimento do hospital são dignos de elogios por parte dos cidadãos que recorrem ao serviço público. "O Waldemar Alcântara é um lugar de profissionais preparados e que buscam atender da melhor forma, individualmente, cada paciente. Não tenho o que reclamar, só tenho a agradecer pela atenção e recursos oferecidos pelo hospital".



Fotos: Marcos Studart / Governo do CearáAndré Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá