terça-feira, 3 de março de 2015

Instalação do Campus Avançado para a Região da Ibiapaba e Reforma Política são temas abordados pela deputada Augusta Brito


Durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (03/03), a deputada Augusta Brito (PCdoB) destacou a necessidade de instalação de um campus avançado na região da Ibiapaba. “Não podemos mais continuar convivendo com o êxodo de nossos jovens, que se submeteram ao desterro voluntário para cursar universidades públicas”, justificou.

A parlamentar afirmou que a maioria dos que saem não retornam às suas cidades quando concluem seus cursos. “Imaginem o tamanho do prejuízo ao perdermos nossos melhores quadros. Além do sofrimento causado pela separação das famílias, com a partida dos filhos para as grandes cidades”, ressaltou.

Na avaliação da parlamentar, mesmo que a Universidade do Vale do Acaraú seja próxima, ainda assim há o problema do deslocamento diário, com custos e riscos para os estudantes. "Nada mais sensato que a instalação do campus da Universidade Federal da Serra da Ibiapaba”, afirmou.

Augusta Brito disse que o Ceará de hoje convive com uma realidade totalmente diferente da de 20 anos atrás depois que houve um processo de expansão das universidades públicas, iniciado pelo ex-presidente Lula. A parlamentar citou a criação da Unilab e de outras universidades, como a de Sobral, a do Cariri, bem como de campi instalados no interior do Estado.

A parlamentar se pôs à disposição das lideranças da Serra da Ibiapaba, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, para que se somem e reforcem “essa caminhada”. Ela fez um apelo a “todos os colegas deputados estaduais, notadamente aqueles votados na nossa região, para que possam também reforçar essa nossa importante demanda”.

Em nome do partido, a deputada defendeu também a reforma política. Citou pesquisa realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), revelando que 85% das pessoas são a favor de mudanças no sistema representativo brasileiro. Ela destacou também que a pesquisa apontou que 92% são a favor da reforma, porém por meio de iniciativa popular, tema que precisa ser discutido em audiência na Casa.

A deputada leu o manifesto em defesa da democracia, escrito e assinado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e CNBB. Entre os pontos destacados da carta, mencionou o pedido de uma renovação democrática que estabeleça normas e procedimentos capazes de assegurar de forma efetiva a liberdade das decisões do eleitor.

Em aparte, os deputados Carlos Felipe (PCdoB), Leonardo Pinheiro (PSD), Renato Roseno (Psol), Fernanda Pessoa (PR) e Robério Monteiro (Pros) enalteceram os temas abordados pela parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá