domingo, 1 de março de 2015

Genecias Noronha lamenta corte no orçamento do Cinturão das Águas, e diz que falta vontade do Governo Federal com o Ceará

Genecias Noronha lamenta corte no orçamento do Cinturão das Águas, e diz que falta vontade do Governo Federal com o Ceará

Em entrevista ao programa Fala Ceará, na tarde desta sexta-feira, 27, o deputado federal e presidente estadual do Solidariedade, Genecias Noronha, lamentou o corte no orçamento das obras do Cinturão das Águas, defendendo que ao invés de medias como essa, o Governo Federal deveria se programar melhor e buscar solução definitiva para problemas graves, como a seca. “Fico triste que a presidente Dilma Rousseff, eleita com o voto dos nordestinos, tenha baixado decreto que bloqueia recursos para o Cinturão da Águas. Não sei o que ela tem tanto contra os cearenses e não sei porque tanta falta de vontade com o Ceará”, lamentou.

De acordo com o parlamentar, essa não é a única decepção com o tratamento que o Governo Federal vem tendo para com o Estado. O fim da Refinaria Premium II, anunciado no início do ano, frustrou não apenas a bancada cearense no Congresso, mas todo o povo do Ceará, segundo Genecias Noronha. “Ela (Dilma Rousseff) se elegeu, o Lula se elegeu, prometendo essa refinaria, e tirou o sonho, nos frustrou quando veio a notícia do cancelamento do investimento por parte da Petrobras. Agora veio o bloqueio dos recursos do PAC onde o Cinturão será prejudicado”, pontuou.

Segundo o parlamentar, a suspenção da obra é até o mês de julho, quando a União volta a analisar se corta em definitivo o orçamento para a construção do empreendimento ou se o projeto terá continuidade. Na opinião de Genesias Noronha, já deveria haver, no Nordeste, uma solução definitiva para a convivência com a Seca, lembrando que em Israel há soluções modernas que podem servir de exemplo para o Brasil. “Se no Ceará, a cada 10 anos, seis são de seca, então já era para ter solução definitiva”, cobrou.

Genecias Noronha também falou sobre Reforma Política, defendendo “já estar mais do que na hora” de aprovar esse projeto. Ele defendeu pontos como a unificação das eleições, o que na sua opinião diminuiria as despesas do processo eleitoral, e o estabelecimento de regras mais rígidas para a criação de partidos. Na última quarta-feira, 25, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que dificulta a fusão de partidos, permitindo a fusão de legendas que tiverem registro há pelo menos cinco anos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Não estão mais criando partido por ideologia, mas para fazer negócio. Como se cria um partido com data marcada para se fundir com outro? Donos de partido criando outro partido para negociar com o governo. Já aprovamos na última quarta-feira um projeto estabelecendo uma quarentena de cinco anos para que um partido criado possa se fundir com outro”, explicou.

O deputado defendeu ainda a geração de empregos no Ceará, através da atração de novas indústrias, como as chamadas “linha branca”, e as montadoras de automóveis. Para isso, Genecias Noronha afirma ser necessário dar incentivo para que essas indústrias possam se instalar no Ceará, porém, avalia, essa iniciativa deve partir tanto do Governo do Estado quanto da União. “O Governo Federal deve ser um grande parceiro e o Governo do Estado deve ser o indutor na atração dessas empresas”, finalizou.

Fonte: Fala Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá