domingo, 9 de novembro de 2014

Moto com cinco pessoas colide com carro do prefeito de Juazeiro do Norte


O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, se envolveu, na noite desse sábado (8), em um acidente de trânsito. Raimundão, como é conhecido, saíra de sua casa dirigindo carro particular, quando foi surpreendido por uma moto que invadiu a preferencial no cruzamento das ruas Irmã Florentina e Mário Malzone, no bairro Lagoa Seca. Cinco pessoas estavam na moto, todas sem capacete: o motorista, seus três filhos e um sobrinho, todos menores de idade.

O prefeito, que estava acompanhado da esposa, Maricele Macedo, afirmou que ainda tentou evitar o acidente, freando o veículo, mas não obteve êxito. Logo após o ocorrido, Raimundão acionou a equipe de socorristas do SAMU e permaneceu no local acompanhando o atendimento das vítimas.

Além disso, também ligou para a polícia, prestou esclarecimentos sobre o acidente no local e manteve contato com o médico e cirurgião do HRC, Edilberto Macedo, pedindo o acompanhamento de perto para todo o procedimento e a realização dos exames necessários nos pacientes.

O quadro clínico dos cinco pacientes que se envolveram no acidente é satisfatório. O condutor da moto sequer precisou de atendimento. A situação mais grave foi de seu sobrinho, que sofreu uma luxação na perna.

Código Brasileiro de Trânsito

Além de invadir a preferencial, a situação do condutor da moto é de completa irregularidade. Segundo as especificações do Conselho Nacional de Trânsito, os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados utilizando capacete de segurança; em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor; e usando vestuário de proteção.

O prefeito Raimundo Macedo, por sua vez, agiu da maneira adequada nesse tipo de situação. O socorro às vítimas em casos de acidentes automobilísticos é, além de uma obrigação, uma questão de cidadania. A sequência das ações a serem realizadas deve ser:
1. Manter a calma;
2. Garantir a segurança;
3. Pedir socorro;
4. Controlar a situação;
5. Verificar a situação das vítimas;
6. Realizar ações de socorro as vítimas.

Todas as etapas foram cumpridas, o socorro foi devidamente prestado e agentes de trânsito do DEMUTRAN estiveram no local fazendo levantamentos em torno do acidente.
Após cumprimento de seus deveres como cidadãos, Raimundão e sua esposa seguiram para a Igreja de São José no Limoeiro, onde assistiram à missa de aniversário de 90 anos de uma amiga do casal.


* Com informações do site Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá