sábado, 26 de abril de 2014

Senador José Pimentel é o relator da CPI da Petrobrás

Refinaria de Pasadena (EUA)

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu indicar o senador José Pimentel como o relator da CPI da Petrobrás. 

A definição foi comunicada ao parlamentar, que é líder do Governo do Congresso, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, em Brasília, no momento em que ele embarcada para o Ceará, nesta sexta-feira (25).

A estratégia do PT foi traçada logo após o partido desistir de recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a liminar que determinou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva para investigar supostas irregularidades no processo de compra de uma refinaria na cidade de Pasadena, nos Estados Unidos, feito pela empresa estatal brasileira em 2006.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a CPI deverá ter 13 vagas de titular e oito de suplente. A distribuição das posições dependerá de um cálculo de proporcionalidade dos blocos partidários. Pela tradição, os maiores partidos, no caso PMDB, com 20, e PT, com 13 senadores, assumem a presidência e a relatoria dos trabalhos.

Os senadores tucanos Alvaro Dias (PR) e Mário Couto (PA) devem ocupar duas das três vagas que o bloco da minoria terá direito. O nome do escolhido para a terceira vaga, um parlamentar do DEM, é mantido em sigilo pelo líder da legenda, senador Agripino Maia (RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá