quarta-feira, 27 de março de 2013

SECA: Cid pedirá apoio a Dilma Rousseff

A segurança hídrica dos municípios cearenses está cada vez mais ameaçada. Prefeitos cobram ações mais rápidas dos governos federal e estadual. Pressionado com o risco de colapso em diversas cidades do Estado, o governador Cid Gomes disse, nesta terça-feira (26), que vai propor a Dilma Rousseff, durante encontro dos governadores nordestinos com a presidente, no próximo dia 2 de abril, a ideia de desburocratizar a construção de cisternas e adutoras nas regiões mais castigadas pela seca.
Devido à seca intensa que atinge dezenas de municípios do Estado, governador vai pedir à presidente para desburocratizar compra de cisternas FOTO: ELLEN FREITAS
"Vou propor que a gente faça uma coisa que já fiz, dois anos atrás, quando tivemos na iminência de um colapso na sede do município de Forquilha. Precisava fazer uma adutora de 10Km. Eu fui pessoalmente lá na Câmara de Vereadores de Forquilha anunciando previamente. Avisamos todas as construtoras, fizemos licitação de forma expressa, o leilão reverso. Está aqui o projeto, o preço é esse, quem garante fazer por menos", afirmou o governador.

Cid admite não ser fácil conseguir que a sua proposta seja aceita porque se trata de recurso federal. "Vamos propor isso, como tem recurso federal tem que ter o aceite do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU) e que o Ministério Público não crie problema. Não é uma coisa tão simples, mas vamos tentar", contou o gestor.

Emergência

Segundo Cid Gomes, a prioridade serão os municípios ameaçados de colapso. "Estamos vendo a construção de adutoras emergenciais que é o caso de Crateús, Tauá e Quiterianópolis com prazos diferenciados e implantação de adutoras com material mais fácil de utilização, que permita engate rápido para que em 60 dias possam estar instaladas com bombas para levar água para esses municípios", resumiu o governador. 


FONTE: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá