sexta-feira, 15 de março de 2013

Grupo de 14 adultos tem cura funcional do vírus HIV

Um estudo francês indica a cura funcional de 14 adultos infectados pelo HIV, duas semanas após a notícia de que um bebê tinha sido curado da doença ter repercutido no mundo inteiro.
A cura funcional significa que os pacientes ainda carregam pequenos reservatórios do vírus no organismo, mas não apresentam os sintomas do HIV, mesmo após interrupção dos medicamentos, de acordo com o artigo publicado na "NewScientist".

O grupo de adultos começou a ser monitorado pela equipe de pesquisadores em um espaço de 10 semanas após terem sido infectados pelo vírus, quando iniciaram o tratamento com antirretrovirais.

Os medicamentos foram interrompidos após três anos, sob supervisão médica. Os pesquisadores puderam notar que o grupo de adultos ainda possuía vestígios do HIV no sangue, porém, em níveis tão baixos que o corpo poderia controlá-lo sem a necessidade de medicamentos.

O tratamento da doença é tão complexo porque, após uma infecção aguda, o vírus tem a capacidade de se estabelecer em células hospedeiras que permitem esconder e voltar. Mesmo com a interrupção dos antirretroviarais, a maioria acaba tendo uma recaída.

No entanto, uma minoria desses portadores (menos de 1%), é conhecida como “controladores de HIV” e são capazes de reduzir de forma espontânea a carga viral no organismo. As pesquisas com esses grupos ainda estão sendo realizadas para que possa haver no futuro um tratamento mais eficaz contra o HIV.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá