quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cid Gomes reforça parceria com Governo Federal para Cinturão das Águas


MIO governador Cid Gomes se reuniu nesta terça-feira (19), em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O principal tema da audiência foi a parceria entre Governo do Estado e Governo Federal na construção do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “A obra vai resolver, a médio prazo, todo o problema hídrico do Estado.O edital já foi publicado. A primeira etapa compreende 160 quilômetros de canal”, disse o Governador. Ele explicou que, nessa primeira etapa, inclui os municípios de Jati e Nova Olinda, atendendo ao Cariri Leste e ao Cariri Central. Na sequência, o CAC vai para o Cariri Ocidental, Cariri Oeste, Inhamuns, Sertão de Crateús e Sertão Central para integrar praticamente todas as bacias do do Ceará. “Com isso, ficamos com uma equação de manejo de água que vai permitir que sempre tenha uma alternativa com a grande reserva que terá a Transposição do Rio São Francisco”, destacou.



Ainda na reuinião, foi apresentado ao Ministro um projeto desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Centro Industrial do Ceará (CIC), a Federação do Comércio e Federação das Agricultura do Estado que tem o objetivo de fazer uma grande discussão sobre o Nordeste. “É um grande pacto para que a gente possa pensar a contextualização, a integração do Nordeste no Brasil e no Mundo. A gente quer que essa proposta seja realmente algo importante, que possa demarcar e que possa apresentar, ao final, projetos de lei que efetivamente assegurem ao Nordeste melhorar a sua participação na Renda Nacional”, explicou Cid Gomes.



Ele destacou ainda que a renda média do Nordeste é 47% da renda média do brasileiro e é importante que sejam definidas ações objetivas, projetos de lei que possam ser apresentados no Congresso Nacional e que possam ser defendidos pela bancada de senadores e de deputados federais do Nordeste. “Um dos objetivos é fazer uma equalização melhor, uma melhor distribuição da renda. Essa iniciativa, esse trabalho que foi apresentado ao Ministério será, creio, um passo histórico no atingimento dessa meta, desse objetivo”, concluiu Cid. A presidente do CIC, Nicole Barbosa, também participou da audiência com o ministro Fernando Bezerra.



19.02.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá