quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Secretário Domingos Filho aborda desafios do desenvolvimento econômico no Conexão Alece

Jornalista Kézya Diniz entrevista o secretário Domingos Filho - Foto: Bia Medeiros

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, foi o convidado do Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz), desta segunda-feira (24/02). Na ocasião, ele comentou sobre os desafios e projetos relacionados à pauta, como a interiorização do desenvolvimento econômico estadual.

Na conversa, o secretário manifestou a honra de ter sido convidado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, para conduzir a pasta de Desenvolvimento Econômico do Estado. “Eu compreendo o desenvolvimento econômico sob a perspectiva territorial, porque cada região administrativa do Ceará tem características diferentes. A região da Serra da Ibiapaba tem vocações específicas, diferentes das vocações do sertão de Crateús e do Vale do Jaguaribe, por exemplo”, salientou.

Domingos Filho destacou que a territorialização do desenvolvimento econômico é fundamental para o Estado. “Nós temos hoje 328 empresas no Ceará que são incentivadas e recebem benefícios fiscais do Estado, mas que estão presentes em apenas 55 municípios. Se temos 184 municípios e as empresas estão em somente 55, é evidente que temos municípios muito bem atendidos e outros não”, assinalou.

Segundo ele, é necessário estabelecer políticas econômicas com base nas diferenças regionais e nos potenciais de cada região. “Se procurarmos distribuir essas riquezas de uma forma melhor, estaremos tratando os desiguais desigualmente e apoiando mais o desenvolvimento econômico, com benefícios fiscais mais animadores para os investidores”, avaliou.

O secretário defendeu ainda que, além das questões regionais, os indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município devem ser levados em consideração na elaboração de políticas públicas e de investimentos. “Precisamos fazer essa análise de quais são os municípios mais pobres, quais os que já contam com indústrias. Em um município de 10 mil habitantes, a chegada de uma empresa capaz de gerar 200, 300 empregos vai fazer muita diferença”, pontuou.

O convidado adiantou que o Governo do Estado já está fazendo um estudo de viabilidade econômica para receber uma empresa que tem a intenção de instalar no Ceará um grande frigorífico de ovinos e caprinos para fins de exportação. “Temos o terceiro maior rebanho do Brasil e um porto que favorece essa logística. A partir desse investimento, temos a possibilidade de sermos um grande distribuidor do Nordeste”, apontou.

Domingos Filho ressaltou também a importância do diálogo entre a SDE e outras secretarias estaduais. “A SDE atua em uma política transversal e intersetorial, pois a economia é o que orienta um conjunto de outras políticas. Um estado com um bom desenvolvimento econômico, pleno emprego e políticas públicas que atendam o cidadão é capaz de proporcionar melhorias em diversas áreas”, reforçou.

CONEXÃO ALECE


Apresentado pela jornalista Kézya Diniz, o Conexão Alece vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM (96,7 MHz) e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV (canal 31.1), às 20h30. Além disso, o programa fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer, Apple Podcasts e YouTube Music.


*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Lusiana Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário