As políticas de Proteção Social do Estado do Ceará foram apresentadas, nesta terça-feira (25), para prefeitos, prefeitas e secretárias(os) da Assistência Social dos 184 municípios cearenses. Com o tema “Proteção Social: Conhecer para Incluir”, o evento contou com participação da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Alves Júnior, do diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), Arimateia de Oliveira, e dos secretários executivos da Pasta.
Na ocasião, a vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero, destacou como fundamental a articulação entre estado e municípios, para fortalecer parcerias e alinhar as políticas sociais, especialmente para novas gestões. “Esse seminário é, sobretudo, uma oportunidade, para quem está começando, de aprender com esses grandes nomes que nós temos aqui, e que emprestam a sua luta, a sua história, a sua vida, o seu conhecimento, para que a gente possa fortalecer a proteção social não só no estado, mas nos municípios”, frisou.
Jade lembrou, também, dos investimentos do Governo do Estado na política de Assistência Social desde 2023, com a entrega de 18 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e a previsão de 21 novas unidades, por meio da segunda fase do Proares III.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Júnior, ressaltou a importância do momento. “Mais de 60% dos municípios estão com novos gestores nessa pasta de Assistência, pasta essa que precisa do esforço conjunto do município, estado e União para que a gente possa promover a real política social, onde a gente pode realmente mudar a vida das pessoas”, destacou.
Ao longo do seminário, foram apresentadas as políticas de Assistência Social, Cidadania, Primeira Infância, Criança e Adolescente, Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas Sobre Drogas, Artesanato e Qualificação Profissional, além de um painel sobre a Gestão dos Recursos Financeiros no Sistema Único de Assistência Social.

Prefeito de Baturité, Herberlh Mota destacou a parceria que já realiza com a SPS, nas ações relacionadas à primeira infância, à juventude, ao cuidado das famílias e na promoção de cursos profissionalizantes. “Esse evento aproxima cada vez mais a Secretaria dos municípios, até porque é nos municípios onde as pessoas vivem, onde todos esses problemas sociais são encontrados. Nada melhor do que a Secretaria estar mais próxima dos municípios compartilhando dessas ações que ela já dispõe, para que a gente possa ter, na Secretaria, um porto seguro sabendo que sempre nós teremos alguém para compartilhar esses desafios”, afirmou.
Prefeita de Pires Ferreira, Lívia Muniz, ressaltou a importância das políticas sociais no município e do alinhamento em programas já executados, como o Ceará Sem Fome, Cartão Mais Infância Ceará, Caminhão do Cidadão e da recente construção de um Cras e um Cei. “A SPS vem como grande aliada dos municípios para viabilizar o acesso a essas políticas, porque a gente sabe que os municípios, principalmente municípios pequenos, não têm condição de estar com tantos programas. É muito importante ter esse alinhamento, para que possamos levar essas políticas, aumentar a qualidade de vida, aumentar o direito dessas pessoas, principalmente as pessoas em vulnerabilidade social, para que tenham mais dignidade em suas vidas”, frisou.
Prêmio Referência Social
Na ocasião, a vice-governadora e secretária da SPS anunciou o pagamento da nova seleção do Prêmio Referência Social, concedido aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) que apresentam o melhor desempenho nos atendimentos e serviços ofertados às famílias.
O reconhecimento é coordenado pela SPS, e visa incentivar o aprimoramento da oferta dos serviços, programas e benefícios de proteção social básica. Serão 30 Centros premiados, com valores que variam de R$ 150 mil a R$25 mil. A data da premiação será anunciada em breve.
Rafaela Leite - Ascom SPS - Texto
José Wagner - Vice-Governadoria - Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário