
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na noite desta terça-feira (25/02), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para entrega do Título de Cidadão Cearense ao empresário da indústria de pescados Jesus Manuel Alonso Escuris, nascido na Espanha. A honraria foi concedida por meio da Lei Estadual n.º 19.092/2024, fruto de projeto apresentado pelo deputado Cláudio Pinho (PDT), com coautoria do deputado Júlio César Filho (PT).
Deputado Cláudio Pinho (PDT) falou sobre a importância do grupo econômico criado pelos homenageados - Foto: Marcos Moura / Alece
Na ocasião, Cláudio Pinho explicou que a homenagem se funda nos benefícios que as atividades da empresa gerida por Jesus Alonso, a Crusoe Foods, proporciona ao Ceará e ao município de São Gonçalo do Amarante, local onde concentra suas atividades no Estado. Segundo o deputado, o grupo é responsável por 700 empregos diretos, dos quais a maior parte são destinados às mulheres.
“Esta empresa, que é do grupo Jealsa e o senhor Jesus Alonso representa e é o CEO, é um grupo familiar. O seu pai desbravou o mundo aos 85 anos para conhecer o Ceará e acreditar que aqui era possível colocar esta semente, e hoje eles já têm 40% já do mercado no Estado do Ceará e 14% do mercado do atum e da sardinha do Brasil”, apontou Cláudio Pinho.
Na avaliação do parlamentar, o mercado cearense de atum foi fortalecido a partir das atividades da indústria, com o aumento da produção e da exportação. “Hoje esta Casa entrega o Título de Cidadão em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Jesus Alonso, ao seu desempenho e por acreditar no nosso Estado e fazer com que o Ceará possa crescer cada vez mais”, finalizou.
Na solenidade, também foi entregue o Título de Cidadão Cearense concedido ao empresário senhor Jesus Alonso Fernández (in memoriam), pai de Jesus Manuel Alonso Escuris, pela Lei Estadual n.º 17.135/2019. A titulação foi recebida pelo neto do homenageado, Pablo Alonso Lopes.
Para o deputado De Assis Diniz (PT), expectativa é de crescimento do setor de pescados - Foto: Marcos Moura / Alece
As comendas, de acordo com o deputado De Assis Diniz (PT), enaltecem a ousadia do fundador da empresa, Jesus Alonso Fernández, assim como do seu filho, que manteve os investimentos e crescimento do grupo, impactando a economia e a vida dos cearenses. “A expectativa é que o Ceará possa ampliar as suas condições produtivas e a empresa possa crescer, desenvolver e contratar mais, gerar mais renda, mais emprego, porque assim ganha o empresário, ganha a economia e ganha nossos irmãos e as irmãs”, completou.
Jesus Manuel Alonso Escuris, novo cidadão cearense, agradeceu a homenagem recebida - Foto: Marcos Moura / Alece
Jesus Manuel Alonso Escuris agradeceu o reconhecimento e disse que isso significa um marco para a empresa. O homenageado declarou que um dos maiores orgulhos do grupo é a geração de empregos, com cerca de 700 diretos e dois mil indiretos. “Nós viemos ao Ceará para fazer um projeto, que está em marcha. Estamos convencidos de que vai ser um sucesso. Não temos nenhuma dúvida. Temos a fé dos desbravadores”, afirmou ele a respeito da meta de se tornarem referência no mercado de pescados no Brasil.
Representando o Governo do Estado, o secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Sílvio Carlos Ribeiro, parabenizou os resultados da empresa e ressaltou a expansão do mercado vinculado à pesca no Estado. “É um setor que só cresce, ano passado aumentaram em 27% as exportações de pescado do Ceará, sendo o maior exportador de pescados e das conservas de pescado do Brasil”, apontou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário