quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Groaíras: Prefeita Virginia envia para câmara reajuste do piso dos professores em 6,5%

 


A Prefeita de Groaíras, Virgínia Aguiar, enviou para a câmara municipal, para ser apreciada, em sessão ordinária, nesta sexta-feira, 07, projeto de lei que reajusta o  piso salarial dos professores, em 6,5%, reajuste esse acima do proposto nacionalmente pelo Ministério da Educação. 

O Governo Federal reajustou o Piso Salarial Nacional do magistério público da educação básica em 6,27%, com jornada de 40 horas semanais. A prefeita Virginia, no entanto, preferiu arredondar o reajuste para 6,5%.



Fernando Santana toma posse como secretário dos Recursos Hídricos do Ceará


Na tarde desta segunda-feira (3), o deputado estadual Fernando Santana foi empossado como novo Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará. A cerimônia aconteceu no auditório da sede da Secretaria e contou com a participação de lideranças políticas, como a senadora Augusta Brito, o presidente da Alece Romeu Aldigueri, e o secretário chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.

Fernando assume a Pasta após convite do governador Elmano de Freitas. Ele disse que vai trabalhar para continuar garantindo a segurança hídrica do Ceará.

* Roberto Moreira.

Com foco no mercado europeu, comitiva cearense tem agenda na Embaixada da Alemanha nesta terça (4)



Representantes do Governo do Ceará estiveram nesta terça-feira (4) na Embaixada do Brasil na Alemanha, em Berlim. A comitiva liderada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Neto, e pela vice-presidente Financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira, foi recebida pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe. Foram discutidos os potenciais do Estado e como a embaixada pode auxiliar na busca por mais investimentos em áreas como o agronegócio e as energias renováveis.

“O Nordeste brasileiro e o Ceará, claro, têm muitas possibilidades de caminhar, de crescer no mercado externo, no mercado europeu. O aço, por exemplo, é um deles. O setor de frutas é outro que o Nordeste está indo cada vez mais longe. E tem outro mercado muito promissor, que é o das flores. As energias renováveis são outro ponto alto. O potencial é grande e precisa ser aproveitado da melhor forma”, destacou o embaixador.

Dentro desse contexto, Domingos Filho pontuou que o encontro foi importante para conhecer mais as necessidades do mercado alemão. “Podemos ter uma visão geral e saber como podemos investir melhor na divulgação do potencial do nosso estado. A partir disso, poderemos aproveitar melhor nossas oportunidades em busca de mais investidores e exportações para o Ceará”.

Já Rebeca Oliveira ressaltou os principais diferenciais do Complexo do Pecém e detalhou as obras de ampliação do Porto, que têm investimento de R$ 675 milhões e devem iniciar este ano. “O Pecém é um porto que está em crescente expansão, é uma grande porta de exportação do Ceará e do Brasil. Nossa localização e flexibilidade são fundamental nessa busca por mais negócios”.

Também integraram a comitiva Silvio Carlos Ribeiro, secretário executivo do Agronegócio; Elmo Aguiar, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri); e Patrícia Aguiar, prefeita de Tauá. Bruno de Risios Bath, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, e Eduardo Sampaio, adido agrícola do Brasil em Berlim, também participaram da reunião.

A comitiva cearense está em Berlim para participar da Fruit Logistica 2025, a maior feira mundial da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras. O evento será realizado de amanhã (5) até sexta-feira (7) e conta com expositores de todo o mundo.

Em sessão na Alece, Elmano de Freitas destaca avanços e prioridades para 2025

- Foto: Júnior Pio

Na abertura dos trabalhos legislativos da 3ª sessão legislativa da 31ª Legislatura, nesta segunda-feira (03/02), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, fez a leitura da mensagem aos parlamentares destacando as ações desenvolvidas e as prioridades da sua gestão para 2025, com foco no fortalecimento da economia, avanços na educação, melhorias na saúde e reforço na segurança pública.

Dentre as ações de destaque em 2024, o governador mencionou que o Ceará cresceu muito acima da média nacional, com o Produto Interno Bruto (PIB) cearense registrando alta de 6,67% no terceiro trimestre. Ele enfatizou que o resultado estadual ficou acima do registrado no Brasil, que foi de 4%.

O equilíbrio fiscal do Ceará também foi ressaltado, com o Estado atingindo a Capacidade de Pagamento (Capag) A, nota máxima concedida pelo Tesouro Nacional. “Tenho convicção de que estamos no caminho certo, ampliando os investimentos públicos e gerando mais emprego e renda à nossa população, inclusive pelo diálogo com o setor privado”, disse.

O governador também destacou a geração de empregos, com 62.312 novas vagas criadas entre janeiro e novembro, superando o desempenho de 2023. Além disso, mais de cinco mil novos servidores foram nomeados para áreas como educação, segurança pública, saúde, ensino superior e cultura. “E muitos outros serão chamados para reforçar os quadros do Governo do Estado, assim como novos editais serão abertos em 2025, principalmente na área da segurança”, destacou.

Ainda no setor econômico, Elmano assinalou que o Porto do Pecém registrou aumento de 13% na movimentação de cargas em 2024, com 19,6 milhões de toneladas escoadas pelo porto. “Aliás, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a nossa ZPE (Zona de Processamento de Exportação) está pronta para receber os principais players do mercado nacional e internacional da produção de hidrogênio verde e data centers. Lembrando que Fortaleza já tem seis data centers e está construindo mais dois”, acrescentou.

No turismo, o governador destacou que o Ceará está recuperando as tendências pré-pandemia. “Tivemos sete novas frequências internacionais em 2024, incluindo como novidade as ligações aéreas diretas com Orlando, nos Estados Unidos, e Santiago, no Chile. E este ano de 2025 já começou com novos lançamentos de voos nacionais e internacionais, ampliando de forma significativa nossa malha aérea e toda a nossa cadeia do turismo, que fortalece imensamente nossa economia, com a geração de milhares de empregos”, sublinhou.



Governador aponta avanços nas áreas de educação, saúde e segurança - Foto: Júnior Pio

O governador Elmano de Freitas também destacou o desempenho do Ceará na área da educação, ressaltando o protagonismo da rede estadual, que lidera o ranking nacional de redações com notas acima de 950 pontos entre as escolas públicas do Brasil. “Foram 663 redações que alcançaram essa avaliação. Parabéns aos nossos jovens pelos excelentes resultados, que demonstram o talento e a dedicação dos estudantes, além do trabalho incansável de nossos educadores”, afirmou.

De acordo com ele, o objetivo de universalizar o tempo integral no Estado está cada vez mais consolidado. “Em 2024, chegamos ao índice de 75% das escolas da nossa rede nesse modelo. E temos como prioridade terminar o próximo ano com todos os estudantes da rede pública estadual estudando em tempo integral”.

Ele agradeceu a colaboração do ministro Camilo Santana e de toda a equipe do Ministério da Educação, que têm sido grandes parceiros para atingir os objetivos nessa área. “Sem deixar de lembrar que o programa Pé-de-Meia auxilia 270 mil estudantes da nossa rede pública estadual”, pontuou.

O governador também destacou a expansão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), com novos cursos e campus. Mencionou ainda a implantação do Campus Ceará do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), previsto para 2027, e o anúncio de seis novos campi do Instituto Federal, fortalecendo a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

Na área da saúde, Elmano destacou avanços significativos no atendimento à população. “Conseguimos tirar mais de 157 mil pessoas da lista de espera por uma cirurgia eletiva. Procedimentos das mais variadas especialidades foram realizados pela rede estadual e hospitais parceiros, sempre priorizando um atendimento mais descentralizado e humanizado, permitindo que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa”, explicou.

O atendimento a pacientes com câncer também foi ampliado, com mais de 3.500 pessoas recebendo diagnóstico e tratamento nos hospitais regionais do Sertão Central e Litoral Leste. O governador anunciou ainda o início das operações do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, previsto para este mês de fevereiro.

Outra área enfatizada pelo governador foi a da segurança pública, em que pontuou que, com o trabalho firme e dedicado das tropas, foi possível frear o crescimento do número de homicídios. “Reduzimos em mais de 16% o número de roubos no Estado, assim como diminuímos de forma considerável os índices de roubos e furtos de aparelhos celulares, muito por conta do programa Meu Celular, que lançamos em 2024. Já recuperamos e devolvemos mais de cinco mil telefones aos seus verdadeiros donos”.

O governador também mencionou a distribuição diária de 130 mil refeições pelo Ceará Sem Fome, além do apoio financeiro a 53 mil famílias para compra de alimentos e a 150 mil famílias em extrema pobreza pelo Cartão Mais Infância Ceará.

Elmano de Freitas pontuou o avanço na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, que cresceu 3,5 pontos percentuais, beneficiando 118 mil imóveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Também ressaltou o progresso das obras hídricas, com 48% do Sistema Adutor Banabuiú - Sertão Central já concluído e mais de 81% do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) em execução, reforçando a segurança hídrica em diversas regiões do Estado.

Por fim, reforçou o compromisso com a dignidade e os direitos básicos da população cearense. “Querido povo cearense: iniciamos 2025 com muitos desafios, mas muito confiantes e determinados, diante das conquistas e resultados alcançados até aqui”, disse.

*ALECE
Por Narla Lopes
Edição: Lusiana Freire

Sérgio Aguiar destaca indicadores positivos da energia solar no Ceará

- Foto: Júnior Pio

Na abertura dos trabalhos legislativos da 3ª sessão legislativa da 31ª Legislatura, nesta segunda-feira (03/02), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, fez a leitura da mensagem aos parlamentares destacando as ações desenvolvidas e as prioridades da sua gestão para 2025, com foco no fortalecimento da economia, avanços na educação, melhorias na saúde e reforço na segurança pública.

Dentre as ações de destaque em 2024, o governador mencionou que o Ceará cresceu muito acima da média nacional, com o Produto Interno Bruto (PIB) cearense registrando alta de 6,67% no terceiro trimestre. Ele enfatizou que o resultado estadual ficou acima do registrado no Brasil, que foi de 4%.

O equilíbrio fiscal do Ceará também foi ressaltado, com o Estado atingindo a Capacidade de Pagamento (Capag) A, nota máxima concedida pelo Tesouro Nacional. “Tenho convicção de que estamos no caminho certo, ampliando os investimentos públicos e gerando mais emprego e renda à nossa população, inclusive pelo diálogo com o setor privado”, disse.

O governador também destacou a geração de empregos, com 62.312 novas vagas criadas entre janeiro e novembro, superando o desempenho de 2023. Além disso, mais de cinco mil novos servidores foram nomeados para áreas como educação, segurança pública, saúde, ensino superior e cultura. “E muitos outros serão chamados para reforçar os quadros do Governo do Estado, assim como novos editais serão abertos em 2025, principalmente na área da segurança”, destacou.

Ainda no setor econômico, Elmano assinalou que o Porto do Pecém registrou aumento de 13% na movimentação de cargas em 2024, com 19,6 milhões de toneladas escoadas pelo porto. “Aliás, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a nossa ZPE (Zona de Processamento de Exportação) está pronta para receber os principais players do mercado nacional e internacional da produção de hidrogênio verde e data centers. Lembrando que Fortaleza já tem seis data centers e está construindo mais dois”, acrescentou.

No turismo, o governador destacou que o Ceará está recuperando as tendências pré-pandemia. “Tivemos sete novas frequências internacionais em 2024, incluindo como novidade as ligações aéreas diretas com Orlando, nos Estados Unidos, e Santiago, no Chile. E este ano de 2025 já começou com novos lançamentos de voos nacionais e internacionais, ampliando de forma significativa nossa malha aérea e toda a nossa cadeia do turismo, que fortalece imensamente nossa economia, com a geração de milhares de empregos”, sublinhou.



Governador aponta avanços nas áreas de educação, saúde e segurança - Foto: Júnior Pio

O governador Elmano de Freitas também destacou o desempenho do Ceará na área da educação, ressaltando o protagonismo da rede estadual, que lidera o ranking nacional de redações com notas acima de 950 pontos entre as escolas públicas do Brasil. “Foram 663 redações que alcançaram essa avaliação. Parabéns aos nossos jovens pelos excelentes resultados, que demonstram o talento e a dedicação dos estudantes, além do trabalho incansável de nossos educadores”, afirmou.

De acordo com ele, o objetivo de universalizar o tempo integral no Estado está cada vez mais consolidado. “Em 2024, chegamos ao índice de 75% das escolas da nossa rede nesse modelo. E temos como prioridade terminar o próximo ano com todos os estudantes da rede pública estadual estudando em tempo integral”.

Ele agradeceu a colaboração do ministro Camilo Santana e de toda a equipe do Ministério da Educação, que têm sido grandes parceiros para atingir os objetivos nessa área. “Sem deixar de lembrar que o programa Pé-de-Meia auxilia 270 mil estudantes da nossa rede pública estadual”, pontuou.

O governador também destacou a expansão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), com novos cursos e campus. Mencionou ainda a implantação do Campus Ceará do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), previsto para 2027, e o anúncio de seis novos campi do Instituto Federal, fortalecendo a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

Na área da saúde, Elmano destacou avanços significativos no atendimento à população. “Conseguimos tirar mais de 157 mil pessoas da lista de espera por uma cirurgia eletiva. Procedimentos das mais variadas especialidades foram realizados pela rede estadual e hospitais parceiros, sempre priorizando um atendimento mais descentralizado e humanizado, permitindo que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa”, explicou.

O atendimento a pacientes com câncer também foi ampliado, com mais de 3.500 pessoas recebendo diagnóstico e tratamento nos hospitais regionais do Sertão Central e Litoral Leste. O governador anunciou ainda o início das operações do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, previsto para este mês de fevereiro.

Outra área enfatizada pelo governador foi a da segurança pública, em que pontuou que, com o trabalho firme e dedicado das tropas, foi possível frear o crescimento do número de homicídios. “Reduzimos em mais de 16% o número de roubos no Estado, assim como diminuímos de forma considerável os índices de roubos e furtos de aparelhos celulares, muito por conta do programa Meu Celular, que lançamos em 2024. Já recuperamos e devolvemos mais de cinco mil telefones aos seus verdadeiros donos”.

O governador também mencionou a distribuição diária de 130 mil refeições pelo Ceará Sem Fome, além do apoio financeiro a 53 mil famílias para compra de alimentos e a 150 mil famílias em extrema pobreza pelo Cartão Mais Infância Ceará.

Elmano de Freitas pontuou o avanço na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, que cresceu 3,5 pontos percentuais, beneficiando 118 mil imóveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Também ressaltou o progresso das obras hídricas, com 48% do Sistema Adutor Banabuiú - Sertão Central já concluído e mais de 81% do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) em execução, reforçando a segurança hídrica em diversas regiões do Estado.

Por fim, reforçou o compromisso com a dignidade e os direitos básicos da população cearense. “Querido povo cearense: iniciamos 2025 com muitos desafios, mas muito confiantes e determinados, diante das conquistas e resultados alcançados até aqui”, disse.


*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Lusiana Freire

Governador Elmano anuncia que as finais do Campeonato Cearense já contarão com reconhecimento facial na Arena Castelão



Em mais uma ação de investimento em segurança pública, o Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (4), a implementação da ferramenta de reconhecimento facial na Arena Castelão, a partir do dia 15 de março, data marcada para a primeira final do Campeonato Cearense de Futebol 2025. O anúncio aconteceu durante reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o secretário de Esportes, Rogério Pinheiro; e representantes de clubes cearenses.



O governador Elmano de Freitas ressaltou que essa medida é fundamental para garantir mais segurança aos torcedores. “Já definimos que as finais do Campeonato Cearense, que são dias 15 e 22 de março, o sistema já estará funcionando e aí prosseguirá para o Campeonato Brasileiro e outras competições que os nossos times estão participando”, informou.

Ainda sobre a reunião, o governador reforçou o diálogo com os clubes cearenses para um ambiente mais seguro em dias de jogos. “Junto com os clubes cearenses, conversamos sobre o controle de entrada de torcedores, o estádio seguro, o reconhecimento facial para que aquele torcedor que vai entrar no estádio, reconhecimento para quem está na arquibancada, para quem está fora do estádio e todo o aspecto de segurança, que, cada vez mais, temos que garantir. Queremos, cada vez mais, um estádio seguro e que as famílias estejam lá com tranquilidade”, complementou.

A medida tem base na Lei Geral do Esporte, que entrou em vigor em 2023, onde a biometria facial será obrigatória em todas as arenas esportivas do país com mais de 20 mil lugares. O processo está sendo conduzido em uma parceria entre Secretária de Esportes (Sesporte) e Empresa de Tecnologia do Estado do Ceará (Etice). Para otimizar recursos, a Arena Castelão aproveitará toda a infraestrutura da Copa do Mundo de 2014, utilizando as 246 câmeras e 144 catracas existentes. Os equipamentos serão adaptados e implementados para receber a tecnologia de biometria facial.



À frente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio enfatizou a alegria da Arena Castelão estrear o serviço de reconhecimento facial já nas finais do torneio estadual de futebol deste ano. “É uma felicidade muito grande que nas finais do Campeonato (Cearense) teremos o reconhecimento facial, que dará mais segurança dentro do estádio, como também o comprometimento da segurança externa acompanhando aquele torcedor de bem”, disse.

Para José Rolim Machado, presidente do Fortaleza Esporte Clube, o Estado fica na vanguarda ao aplicar mais essa ferramenta para a segurança do desportista cearense. “O Governo do Ceará deverá ser um dos primeiros a inaugurar esse sistema e terá todo o apoio do Fortaleza Esporte Clube em levar o torcedor família para dentro do estádio”, comentou o tricolor.

Presidente alvinegro, João Paulo Silva afirmou que a medida aumenta sensação de segurança para o torcedor que frequenta a praça esportiva. “Isso dá uma tranquilidade para o nosso torcedor. Ele (o governador) sabe que tem o apoio dos times e a gente está muito feliz com essa informação e passando para o nosso torcedor essa tranquilidade”, concluiu.


Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Helene Santos - Casa Civil - Fotos