sexta-feira, 7 de junho de 2024

Cem anos da União dos Escoteiros do Brasil são celebrados em sessão solene

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta sexta-feira (07/06), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem à União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

De acordo com a deputada Gabriella Aguiar (PSD), autora do requerimento para a homenagem, a UEB completa 100 anos de criação em 4 de novembro deste ano. “É a única organização do Brasil reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro”, ressaltou. A parlamentar informou ainda que há quase 60 mil jovens escoteiros e cerca de 30 mil voluntários no País.

Os escoteiros, conforme assinalou a deputada, desenvolvem valores como cidadania, responsabilidade, respeito ao próximo e à diversidade e amor à natureza. “O escotismo se destaca como guia sólido preparando nossos jovens para enfrentar o futuro com coragem e integridade”, avaliou Gabriella Aguiar. Para ela, “o escotismo no Brasil é uma força transformadora. Não apenas contribui para o desenvolvimento individual, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”.



Presidente do grupo escoteiro Eudoro dos Santos, Sandra Valda Nogueira dos Santos - Foto: Marcos Moura

Em nome dos homenageados, a presidente do grupo escoteiro Eudoro dos Santos, Sandra Valda Nogueira dos Santos, disse que “para nós é uma gratidão a Casa do Povo reconhecer esse trabalho e estar prestando essa homenagem”. Segundo ela, só foi possível chegar aos 100 anos de organização graças ao trabalho de muitas pessoas e ao amor e dedicação delas ao escotismo. “O movimento escoteiro é uma grande família que agrega pessoas de todas as classes e todas as idades”, afirmou. Sandra Valda Nogueira dos Santos solicitou ainda mais apoio ao trabalho desenvolvido pelos escoteiros para que as ações da UEB possam atingir mais pessoas.

Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados os grupos escoteiros Santos Dumont, Cristo Redentor, Eudoro Corrêa, João Nogueira Jucá, Francisco de Assis e Padre Caetano Minette de Tillesse; os grupos escoteiros do Ar Pinto Martins, Sargento Rômulo Tavares, Brigadeiro Eduardo Gomes; e o grupo escoteiro do Mar Marcílio Dias.

Também estiveram presentes na mesa da sessão solene o representante do grupo escoteiro do Ar Pinto Martins, José Maria Cavalcante Filho; o representante do grupo escoteiro Cristo Redentor, Francisco Cícero Chagas Sales; a integrante do grupo escoteiro Brigadeiro Eduardo Gomes, Cecilia Ferre Evangelista Shertany, representando os jovens escoteiros; e Francisco José Sampaio de Souza.

*ALECE
Por Geimison Maia
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário