terça-feira, 7 de maio de 2024

Cláudio Pinho aponta geração de empregos e desempenho econômico de Fortaleza

Foto : Junior Pio


O deputado Cláudio Pinho (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta terça-feira (07/05), a geração de empregos em Fortaleza, o desempenho da sua economia nos últimos anos, e o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais do Nordeste, pelo quarto ano seguido. 

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), destacados pelo parlamentar, desde janeiro de 2021 Fortaleza gerou mais de 112 mil empregos, enquanto o Ceará mais de 213 mil. “No mês de março, Fortaleza gerou 3.404 vagas de emprego. O Ceará gerou 6.185. Portanto, mais uma vez, Fortaleza gerou 55% das vadas de emprego do nosso Estado. Agora, é preciso fazer também com que esse emprego chegue ao sertão”, pontuou.

Para Cláudio Pinho, é importante que o Estado fomente a geração de empregos também no Interior, não dependendo somente da agricultura, além de “incentivar para que o produtor rural possa garantir produção todo o ano”. 

O presidente da Comissão de Educação da Alece cobrou ainda que o Governo do Estado garanta a merenda escolar das unidades de educação. Segundo ele, pais de alunos do Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues têm denunciado que as aulas estão sendo encerradas mais cedo pela falta de merenda escolar. “Quando a merenda não é de baixa qualidade, está faltando. Peço providências à Secretaria de Educação para que ela possa resolver de imediato a questão da alimentação nas escolas”, disse.

O parlamentar solicitou ainda que o Plenário prestasse minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Dados divulgados na manhã desta terça-feira pelo Governo gaúcho mostram que o número de mortos subiu para 90. “O Brasil nunca passou por tantas catástrofes. As mudanças climáticas estão fazendo o nosso País passar por esses momentos tão difíceis”, pontuou.

O deputado De Assis Diniz (PT), em aparte, afirmou que falar da geração de emprego não é algo isolado, mas reflete da interação de um conjunto de elementos que corroboram entre si, dos mais diferentes setores da economia e de distintas ações dos poderes públicos. Segundo ele, o Brasil chegou a uma taxa de desemprego de 7,9% e “caminha para o pleno emprego”. “Falar de desemprego também é falar dos desalentados, que deixaram de procurar emprego e temos resgatá-los, seja a partir do trabalho ou pelo empreendedorismo”, observou.

O deputado Lucinildo Frota (PDT) lamentou a falta de merenda para os alunos do Liceu, escola referência no município de Maracanaú. “Há, inclusive, crianças que se alimentam na escola e agora chegam em casa com fome”, apontou.

Já o deputado Agenor Neto (MDB) corroborou com a importância da merenda escolar para as crianças e cobrou a garantia desses alimentos para alunos que precisam do alimento da escola. 

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário