quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Governo do Ceará vai realizar mais de 1.700 cirurgias pediátricas até o fim de 2022

 

O esforço se soma ao Programa Plantão Cirurgia 24h, lançado em outubro pelo Governo do Ceará

Mais uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), busca reduzir substancialmente a fila de espera por cirurgias. Desta vez, os pacientes beneficiados serão crianças que aguardam por procedimentos pediátricos nas especialidades de Otorrinolaringologia, Urologia e Ortopedia. Em parceria com a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), uma força-tarefa será iniciada, a partir desta sexta-feira (19), para mais de 1.700 cirurgias e 1.600 consultas pré-operatórias, a serem realizadas até o fim de 2022.

As crianças contempladas fazem parte da fila de espera por cirurgias da Central de Regulação estadual. Desta forma, o esforço se soma ao Programa Plantão Cirurgia 24h, lançado em outubro pelo Governo do Ceará. A iniciativa está alinhada às ações do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, com objetivo de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral das crianças cearenses.

“Estamos nos articulando com todos os setores e atores da saúde pública que possam ser parceiros da Sesa nesse propósito de redução das filas por cirurgias eletivas. Já temos um relacionamento de cooperação assistencial com a Sopai, que é uma instituição especializada na saúde de crianças e conta com estrutura adequada para realização dessa força-tarefa das cirurgias pediátricas”, destaca o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.



Os procedimentos pediátricos que serão realizados são: adenoidectomia; amigdalectomia/palatinas; amigdalectomia com adenoidectomia; revisão cirúrgica do pé torto congênito; tratamento cirúrgico do pé torto congênito e do pé torto congênito inveterado; orquidopexia unilateral e bilateral.

Sopai

A Sociedade é uma instituição filantrópica que atende crianças de 0 a 17 anos. Por mês, a instituição realiza mais de dez mil consultas, 1.300 internações e dez mil exames laboratoriais e de imagens. A Sopai possui estrutura de dez leitos cirúrgicos, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 25 acomodações com suporte ventilatório, além de 25 leitos para tratamentos de transtornos mentais e dependência química.

Plantão Cirurgia 24h


Disponível nas plataformas Saúde Digital e Ceará App, a ferramenta permite acesso à lista de espera para procedimentos eletivos a pacientes que aguardam cirurgia pela Central de Regulação do Estado. Com investimento de R$ 100 milhões do Governo do Ceará, o sistema funcionará em duas frentes coordenadas, uma com a realização de 20 mil cirurgias nos hospitais da Rede Sesa e outra com contratação de entidades privadas ou filantrópicas para 10 mil procedimentos.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá