quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Governo do Ceará inaugura a 21ª policlínica do Estado em Canindé




A Policlínica Regional de Canindé foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (23) com a presença do governador Camilo Santana

A nova unidade vai atender à demanda de seis municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) – são mais de 210 mil pessoas que moram em Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.

O governador Camilo Santana presidiu a solenidade e destacou a importância da Policlínica, dentro da política estadual de modernização da Saúde no Ceará.

“São grandes especialidades médicas que vão atender aos seis municípios da Região de Saúde, com todos os equipamentos necessários para oferecer um diagnóstico de qualidade a quem procurar por este atendimento”, destacou o governador.



Com o novo equipamento na região, aumenta para 21 o número de policlínicas regionais no Estado. Já existem estruturas semelhantes funcionando em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte e Crato.

Nessas unidades de saúde, os moradores têm acesso gratuito a consultas de médicos especialistas em Cardiologia, Traumato-ortopedia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Gastroenterologia. Também é oferecido atendimento multiprofissional nas áreas de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia e serviço social.



Para a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, a chegada da Policlínica vai beneficiar a toda a Região. “Canindé recebe uma Policlínica equipada coletiva, o que há de melhor para atender a nossa população e aos moradores dos municípios vizinhos que nos procuram. É mais uma prova do compromisso do governador Camilo Santana com a nossa saúde, o que vem acontecendo desde o início da pandemia, quando nós tivemos o apoio do Governo do Ceará para equipar o nosso hospital e poder atender a nossa população com qualidade oferecendo o que há de melhor”.

Entre os exames ofertados no novo equipamento, estão: mamografia, audiometria, exames oftalmológicos e Raio-X, todos relacionados ao perfil de policlínica tipo 1, como é classificada a de Canindé.



O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, pontuou que a pasta cumpre mais uma meta do Plano de Modernização da Saúde do Ceará. “Aqueles pacientes da atenção primária que precisam de um atendimento mais especializados vêm aqui para a Policlínica e vão receber o atendimento devido. É a confirmação de que a política pública estadual de levar saúde de qualidade a quem mais precisa está de fato chegando na ponta”.

Na estrutura, foram investidos em obras e equipamentos R$ 9.313.405,13, recursos exclusivamente do Governo do Ceará.



Maria Ritanice Almeida Silva é comerciante e agora tem um ponto em frente à Policlínica para vender lanche. Para ela, o equipamento representa um avanço para a saúde da população. “Agora vamos ter acesso a exames e consultas e poder trazer os nossos filhos e toda a nossa gente para ser atendido aqui”.

O marceneiro José Edilson dos Santos disse que a nova Policlínica é um sonho realizado. “É tudo que a gente de Canindé e das cidades vizinhas precisa. Saúde de qualidade, com exames, consulta. Há uns 20 anos era um sonho. A gente tinha que sair daqui e ir para outro município. Agora não precisamos mais”, comemorou.



Homenagem

Na fachada da policlínica regional em Canindé, a população lê o nome Frei Lucas Dolle. O frade chegou ao município no dia 8 de dezembro de 1967, vindo da cidade de Campo Formoso, na Bahia. A primeira missa celebrada por ele foi no dia 13 do mesmo mês, dia de Santa Luzia.

Frei Lucas era alemão e exerceu por mais de 50 anos o sacerdócio no Brasil. Entre as grandes obras para o município de Canindé, estão o Curso Profissionalizante Irmã Silvina, o Hospital Regional São Francisco, a Praça do Romeiro e a rodovia que liga Canindé a Santa Quitéria. Ele faleceu no dia 26 de fevereiro de 2013, em um acidente de carro no município de Valença, a 255 km de Salvador (BA).



Mais parcerias para Canindé

Durante a solenidade de inauguração da Policlínica o governador Camilo Santana anunciou duas importantes obras para o município de Canindé: um novo Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a obra de urbanização do entorno da Estátua de São Francisco.

“A grande vocação de Canindé é o turismo religioso e esta obra de urbanização da estátua de São Francisco vai atrair mais turistas e visitantes e assim vai movimentar a economia do município. Sobre o novo Campus da Uece, vamos trazer educação superior de qualidade não só para a cidade, mas para todos os municípios vizinhos”, afirmou o governador.



A Prefeitura de Canindé está viabilizando um prédio para que sejam iniciadas as aulas dos novos cursos da Uece, a partir de janeiro de 2022, até a que a obra do novo Campus da Uece esteja concluída.

Compareceram à solenidade os deputados estaduais João Jaime, Edilardo Eufrásio e Leonardo Araújo, a prefeita de Madalena e presidenta do Consórcio de Saúde da Região dos Sertões de Canindé, Sônia Costa, secretários municipais, vereadores e lideranças da Região.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá