terça-feira, 31 de agosto de 2021

Programa CNH Popular será retomado com oferta de 20 mil carteiras

 

Anúncio foi feito pelo governador durante conversa semanal com a população pelas redes sociais

O governador Camilo Santana confirmou, nesta terça-feira (31), que o Programa de Carteira de Motorista Popular, conhecido como CNH Popular, será retomado com a oferta de 20 mil carteiras para a população cearense. Anúncio foi feito durante conversa semanal com a população pelas redes sociais.

“Nos próximos dias, vamos lançar o novo programa de carteira (de motorista) popular. Desta vez, eu vou dobrar: 20 mil carteiras populares serão autorizadas em breve aqui no Ceará”, garantiu Camilo Santana.

Criado em 2009, o programa possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Quem se habilita na categoria A recebe um capacete, garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e que atende às exigências legais vigentes. Até o momento, 139 mil pessoas foram habilitadas por meio da iniciativa.

Combate às Fake News

Durante a live, o governador fez críticas ao mecanismo de produção de notícias falsas que desrespeita agentes públicos e desinforma a população. “As pessoas precisam fazer oposição com seriedade, respeito e verdade. Todo dia essas mesmas pessoas estão provocando fake news nas redes sociais. Aqui eu quero mandar um recado a eles, que são os mesmos de sempre. Isso não afeta a mim, vocês prejudicam a população do Ceará, com desinformação, mentira e ódio. Os cearenses saberão julgar cada um de vocês por essas medidas tão intolerantes, desrespeitosas e anti-democráticas que vocês têm apregoado ao longo desses anos”.

A resposta ao desrespeito é verdade e trabalho, declarou Camilo Santana. “É importante as pessoas, quando receberem uma notícia, checarem se é verdadeira e saber qual é a fonte. Saibam que eu sempre estarei aqui, fazendo a minha live, esclarecendo as pessoas, com seriedade e respeito”.

Vale Gás Social

Ao responder um internauta sobre a volta do Vale Gás Social, o gestor confirmou que o benefício será transformado em política pública permanente após aprovação na Assembleia Legislativa. “A Assembleia deverá votar nesta semana, e nós vamos construir o decreto e estabelecer os critérios, conforme a lei prevê. Serão três entregas por ano à população mais vulnerável do Ceará”.

Vacinação contra a Covid-19



Outro destaque da conversa foi a lei, aprovada na Assembleia Legislativa e já sancionada pelo chefe do Executivo, que estabelece sanções administrativas aos servidores e empregados públicos estaduais que se recusarem a tomar vacina contra Covid-19 sem a devida justificativa médica. As medidas poderão ir desde advertência, suspensão até exoneração do serviço público.

No Ceará, até o último dia 29, mais de 7,62 milhões de doses já foram aplicadas, sendo 5,22 milhões em D1 e 2,24 milhões em D2. Mais de 156 mil pessoas receberam a dose única da Janssen. Com isso, o Estado já ultrapassou a marca de 55% da população vacinada com, pelo menos, uma dose. Quase 26% dos cearenses já estão com o processo de imunização concluído.

Esporte

As cidades de Antonina do Norte, Assaré e Tejuçuoca receberam areninhas nessa segunda-feira (30). Até o momento, 224 equipamentos foram entregues pelo Governo do Ceará. Todos os 184 municípios terão esse tipo de equipamento, alguns até dois, três ou quatro, a depender do tamanho de cada cidade cearense.



O governador destacou, ainda, que a Arena do Romeirão, quando inaugurada, será um importante equipamento para o futebol cearense e brasileiro. “Nós vamos ter mais opção, que será o de Juazeiro do Norte, para poder receber jogos nacionais em um estádio de grande porte que vai ter autorização da CBF”.

Avanços para a Educação

No bate-papo, Camilo Santana enfatizou a importância do Pacto pela Aprendizagem lançado pelo Governo do Ceará na quarta-feira, 26 de agosto. A pactuação tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre o Governo do Ceará e os 184 municípios para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia da Covid-19.

“Vimos a necessidade de construirmos uma grande pactuação com poder público municipal, estadual, sociedade civil, estudantes e familiares, para que a gente possa acelerar e fazer um grande momento de recuperação dessas perdas que nós tivemos ao longo desse um ano e meio de pandemia no Ceará e no Brasil”, disse.

A iniciativa será executada em 2020 e 2021, beneficiando 910.445 estudantes do 1° ao 9° do ensino fundamental da rede pública. O Estado vai investir R$ 130 milhões.

Investimentos

O gestor informou ao público da live que vistoriou, nessa segunda-feira (30), as obras do Hospital Universitário do Ceará, Estação das Artes e do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Além disso, sobrevoou outras obras na Capital, como a do Centro Gastronômico da Sabiaguaba.

As obras representam o investimento que o Estado tem feito para garantir desenvolvimento e mais empregos. “Para vocês terem uma ideia, não só a importância da obra, em termos de emprego diretos e indiretos. Só nessa obra do Hospital chega de 800 a mil empregos, que é uma das maiores obras em execução no Ceará”, justificou Camilo Santana.



Bondinho de Ubajara

O governador explicou que o Bondinho de Ubajara aguarda licença de operação para ser inaugurado. “Como lá é uma unidade de conservação federal, do ICMBio, que é o Instituto Chico Mendes, a gente está aguardando essa licença para inaugurar”.

Recuperação de Estradas


O Governo do Ceará segue recuperando as estradas estaduais, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Doze trechos já foram concluídos (117 km) e outros 16 (cerca de 400 km) estão com intervenções e melhorias em andamento. No total, serão 2 mil km de CEs recuperados em todo o Estado. “Não é tapar buraco, é tirar o asfalto e fazer um novo”, afirmou Camilo.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá