quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Assembleia aprova projeto de lei do deputado Salmito que propõe a criação do Dia do Designer de Moda no Ceará.



Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25/08), foi aprovado projeto de lei do deputado Salmito (PDT) que propõe a criação do Dia do Designer de Moda a ser comemorado dia 05 de setembro. 

A presente proposição tem o objetivo de destacar a importância do designer de moda, que tem papel fundamental como elo integrador entre a indústria e o mercado. Atualmente no Ceará existem 05 (cinco) cursos Superior de Tecnologia em Design de Moda. "A proposta foi apresentada após diálogo com representantes do segmento no intuito de alcançar cada vez mais valorização para a profissão", destacou Salmito.

Conforme justifica o deputado em seu projeto, a moda é a mola propulsora da cadeia têxtil, que abrange os setores produtivos têxtil, de confecções e de calçados. Para Salmito, o Ceará se constitui hoje como o quarto maior polo têxtil do país. O setor produtivo têxtil e de confecções, reconhecido em 2020 pela importância para a economia cearense, abrangia cerca de 6.000 empresas formais, representando 5,3% das empresas da cadeia têxtil brasileira, sendo responsável pela geração de 118,1 mil empregos.

O dia 05 de setembro é escolhido para representar o dia do designer de moda por representar data de grande representatividade para o setor da moda cearense, data de celebração do natalício de Mundica Paula, Raimunda Guedes de Paula da Costa, nascida em 05 de setembro de 1889, na Serra de Palmácia, reconhecida como pioneira na industrialização de bordados no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá