quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Deputado cearense solicita informações ao Governo Federal sobre visita do presidente da Guiné-Bissal ao Brasil


O deputado federal Denis Bezerra (PSB/CE) enviou um requerimento de informações aos Ministérios da Casa Civil, Defesa e Relações Exteriores, acerca da visita do presidente bissau-guineense, Umaro Sissoco Embaló, que desembarcou no Brasil nesta terça-feira(24), a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O parlamentar deseja informações sobre o uso de recursos públicos para viabilizar a viagem, qual o objetivo do encontro entre os presidentes e quais os benefícios econômicos para o Brasil. “Em um momento de crise econômica profunda, é de se espantar a falta de zelo com os cofres públicos, quando, na verdade, deveriam estar sendo tomadas medidas de austeridade fiscal. Portanto, sendo a fiscalização uma das funções típicas do legislador, é necessário esclarecer estes questionamentos”, afirmou o congressista. 

O pedido deve ser respondido em até 30 dias, sob pena de enquadramento do ministro em crime de responsabilidade. A prestação de informações falsas também sujeita ao gestor às penalidades para este tipo de crime.

Guiné-Bissau é uma das nações mais carentes do mundo, faz parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e é ex-colônia da Portugal. O país enfrenta uma forte crise política e com sérias ameaças à democracia. Além disso, o líder africano é duramente criticado por sua postura autoritária e é acusado por seus opositores de tentar implementar uma ditadura, desde a sua posse, em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá