Ao citar o editorial desta terça-feira do jornal O Povo, o parlamentar chamou atenção para a ameaça de queda da produtividade do caju no Estado, resultando em desemprego no campo e fechamento de indústrias nas cidades. “Onde existiam mais de 20 beneficiadoras de castanha, hoje sobraram apenas três. Temos graves problemas na nossa cadeia produtiva, como a seca, redução nos investimentos na produção e a perda de indústrias que compram o caju como matéria-prima”, lamentou.
Como solução, Romeu Aldigueri apontou a reação apontada pelo editorial, que seria a criação do Vale do Caju, uma parceria envolvendo inicialmente produtores de 11 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, Poder Público e as indústrias. “O objetivo é promover melhores práticas para o reforço e desenvolvimento do setor, articulando com a indústria e o Poder Público por meio de políticas públicas”, opinou.
Outro assunto abordado pelo deputado é a possibilidade de construção de dois açudes na região do Vale do Coreaú. “Louvo a iniciativa do secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, que tem toda uma expertise na área e já está desenvolvendo pré-estudos para nos certificar da viabilidade desta obra, abastecendo a região e melhorando a vida de tantas pessoas”, ressaltou.
*Com AL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário