quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Caixa reduz juro do crédito imobiliário e taxa mínima cai para 6,75% ao ano, a menor do mercado

Caixa anuncia nova modalidade de financiamento imobiliário Foto: Pixabay
Caixa anuncia nova modalidade de financiamento imobiliário Foto: Pixabay

A Caixa Econômica Federal anunciou, pela segunda vez neste mês, a redução das taxas de juros para o crédito imobiliário . A partir do próximo dia 6 de novembro, a taxa máxima cairá de 9,5% para 8,5% ao ano, para imóveis residenciais enquadrados nos sistemas Financeiro de Habitação (SFH) e Financeiro Imobiliário ( SFI ). Já a taxa mínima será de 6,75% ao ano. Esta nova taxa mínima é agora a menor praticada no mercado.

A medida valerá para contratos de financiamento de imóveis atualizados pela Taxa Referencial ( TR ), que atualmente está zerada.

- A Caixa é o banco de todos os brasileiros e trabalha com políticas diferenciadas de juros, para oferecer à população as melhores condições de aquisição da casa própria - afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

A redução do custo do crédito imobiliário foi anunciada horas antes do encerramento da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Mas a instituição assegurou que a medida nada tem a ver com o que pode decidir o Copom no fim da tarde desta quarta-feira. A expectativa do mercado é de um novo corte na taxa básica de juro (Selic), hoje em 5,5% ao ano.

A medida só vale para novas operações. Ou seja, quem tiver financiamento na Caixa, os valores continuarão com as mesmas taxas feitas na época da contratação. Não será possível migrar para um crédito mais barato.

Já clientes de outros bancos que tenham saldos devedores corrigidos pela TR poderão transferir seus contratos para a Caixa, com base no princípio da portabilidade. No caso dos financiamentos corrigidos pelo IPCA, as taxas continuam variando entre 2,95% e 4,95% ano.

Em junho último, a Caixa anunciou uma redução de 1,25 ponto percentual nas taxas para os financiamentos imobiliários. E, desde agosto, o banco lançou a possibilidade de crédito para aquisição de imóveis com valores corrigidos pela inflação (IPCA).

- Somos o primeiro banco no Brasil a operar com custo efetivo total a baixo de 7% ao ano. Essa taxa de juros possui custos inferiores ao Minha Casa, Minha Vida na faixa 3 (famílias com renda bruta de até R$7 mil) - enfatizou o presidente da Caixa.

Ele afirmou que o principal objetivo do banco é ajudar famílias de baixa renda a comprar casa própria a um custo baixo, mas admitiu que a redução das taxas de juros poderá estimular o setor da construção civil. Disse, ainda, não estar preocupado com a concorrência dos demais bancos.

No último dia 8, os juros cobrados pela Caixa cobrados no crédito imobiliário caíram de 8,5% ao ano para 7,5%, mais a TR, para quem é cliente do banco. A taxa máxima diminuiu de 9,75% para 9,5%. Em junho, a Caixa já tinha reduzido as taxas também.

*O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá