quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Empresários criticam superministério da Economia de Bolsonaro

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, durante entrevista Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo/28-06-2018
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, durante entrevista Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo/28-06-2018

BRASÍLIA E SÃO PAULO - O setor industrial brasileiro reagiu com surpresa e preocupação à notícia de que o Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) será incorporado por um superministério formado pelas pastas da Fazenda e do Planejamento . 

Isso porque alguns dias antes da eleição, uma comitiva de empresários que esteve na residência do então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, saiu de lá com a certeza que o órgão seria preservado. Em nota, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, reiterou que a entidade é contrária à extinção do MDIC e advertiu que a excessiva concentração de funções em um único ministério reduzirá a atenção do próximo governo a temas cruciais para as empresas brasileiras. 

- Tendo em vista a importância do setor industrial para o Brasil, que é responsável por 21% do PIB nacional e pelo recolhimento de 32% dos impostos federais, precisamos de um ministério com um papel específico, que não seja atrelado à Fazenda, mais preocupada em arrecadar impostos e administrar as contas públicas - afirmou Andrade, acrescentando que a indústria gera cerca de 10 milhões de empregos no país e é responsável por 51% das exportações nacionais.

Para Robson Andrade, o próximo governo tem o desafio "incontornável" de recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento econômico e social. Para isso, segundo ele, o país precisa ter uma indústria forte.

- Nenhuma grande economia do mundo abre mão de ter um ministério responsável pela indústria e pelo comércio exterior forte e atuante - disse.

O presidente da CNI destacou, ainda, que, desde a crise de 2008, aumentou o número de países com ministérios específicos e estratégias industriais. A Inglaterra, por exemplo, voltou a incluir um dos seus órgãos estatais voltados para temas empresariais — seu nome é Departamento para os Negócios, Energia e Estratégia Industrial.

Ele também citou os Estados Unidos, que são tidos como referência de liberalismo econômico. Ressaltou que as autoridades americanas empreendem uma política industrial ampla e consistente, com um Departamento de Comércio que foi reforçado pelo governo Donald Trump para, justamente, cumprir essa função.

- A eventual perda de status do MDIC colocaria o Brasil, portanto, na contramão dessa tendência e reduziria a nossa capacidade em negociações internacionais - completou.

Mais cedo, a CNI havia se manifestado, em uma nota, defendendo a continuidade da agenda de integração do Mercosul. Foi uma reação velada à declaração feita pelo economista Paulo Guedes, no último domingo, de que o bloco não é uma prioridade.

- Foi uma surpresa. Achávamos que o comércio exterior seria uma prioridade para o próximo governo - resumiu o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

Segundo ele, a impressão dos empresários do setor exportador era que a situação estava resolvida e o MDIC seria preservado. Em sua opinião, a incorporação da pasta a outro ministério tornará as operações e respostas ao comércio exterior brasileiro mais demoradas.

- O comércio exterior é uma das atividades que mais geram atividade econômica, empregos e arrecadação de tributos - disse Castro.

O presidente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, reforçou a posição da CNI, contrária à medida. Para Pimentel, a decisão seria um retrocesso, já que existe uma grande demanda industrial.

— O Ministério da Fazenda já tem tarefas muito complicadas para resolver —afirmou o dirigente.

Ele observou que para um governo que precisa gerar empregos, a fusão seria inadequada. Pimentel e José Augusto de Castro estiveram na comitiva de empresários que foi à casa de Bolsonaro. No grupo, que tinha representantes da indústria química, de automóveis, siderúrgica, ente outros, todos manifestaram o descontentamento com a fusão dos ministérios da área econômica do governo.

—Na semana passada, o próprio presidente eleito disse que isso não aconteceria. Agora vamos aguardar. Mas na minha avaliação não se pode conceder tanto poder a uma só pasta —disse Pimente.

Já o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Carlos Megale, disse que o setor prefere aguardar um pouco mais para tomar uma posição. Ele afirmou que, qualquer que seja o destino do MDIC, se vai se continuar como ministério ou passará a ser uma secretária, o importante é que o novo órgão tenha capacidade de cuidar dos interesses do setor.

- Ainda estamos tentando entender. Mas temos certeza que, qualquer que seja o modelo, a indústria não ficará desassistida dentro do governo. Temos essa convicção - disse Megale.

Quanto à polêmica fusão entre os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, representantes do setor rural ouvidos pelo GLOBO disseram que ainda aguardam mais informações. É o caso do vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Pedro Camargo.

- Ainda preciso entender o que está acontecendo. Não conheço detalhes dessa proposta - declarou.

A presidente da frente parlamentar da agricultura, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), disse que é preciso calma para saber o que vai acontecer com as duas pastas. Por enquanto, ela avalia que o clima ainda é de muita ansiedade.

- Precisamos saber como será a fusão. Não podemos passar a carroça na frente dos burros. Existe uma ansiedade muito grande. Todos pretendem acertar - afirmou.

Fonte: O Globo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá