quarta-feira, 31 de outubro de 2018

AL celebra 10 anos de criação do Movimento Outubro Rosa no Ceará

AL celebra 10 anos de criação do Movimento Outubro Rosa no Ceará
foto : Júnior Pio

A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (30/10), sessão solene para comemorar os 10 anos do Movimento Outubro Rosa no Ceará. A iniciativa foi da deputada Fernanda Pessoa (PSDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher. O evento homenageou autoridades, parlamentares e parceiros do movimento voltado à prevenção do câncer de mama.

Fernanda Pessoa afirmou que a celebração era uma homenagem à luta das admiráveis mulheres guerreiras do Ceará. “Hoje, temos a imensa satisfação de celebrar esses 10 anos de luta. E queremos lembrar à nossa sociedade que precisamos de mais apoio para a prevenção e o tratamento do câncer de mama”, disse.

A parlamentar lembrou que o movimento Outubro Rosa chegou ao País pela primeira vez em outubro de 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo. “Mas foi há 10 anos que ganhou força, através das organizações e instituições de prevenção e combate ao câncer de mama”, explicou.

Fernanda Pessoa, que tem dedicado seu mandato a informar sobre a importância dos exames preventivos, lamentou não haver no Ceará uma rede de saúde com qualidade para atender todas as mulheres. "É preciso que o nosso Estado avance em pesquisas. A nossa rede ainda é muito restrita”, pontuou.

A deputada Aderlânia Noronha(SD) ressaltou que “o movimento é muito importante porque podemos alertar a sociedade e prevenir doenças futuras”, cobrando mais celeridade nos exames. “É provável que muitas desistam por demorar demais”, disse.

A deputada Dra. Silvana (PR) parabenizou a iniciativa e as mulheres homenageadas durante o evento. A parlamentar disse esperar por um dia em que não sejam mais necessárias campanhas para conscientizar as mulheres da importância da prevenção. “Que tenham superado o passado de dor, de lenços; que essa dor seja convertida em ânimo de vitória”, acrescentou a deputada, referindo-se às vítimas da doença.

Na mesma linha se manifestou a deputada Augusta Brito (PCdoB), ao ressaltar a relevância do movimento para as mulheres que enfrentam a doença. Ela defendeu a união daquelas que já tiveram a enfermidade, a fim de buscar a superação. “É importante essa união”, enfatizou, recomendando que “é importante se cuidar não só em outubro, mas todos os meses.”

A coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, celebrou a ampliação da atividade em todo o Estado. “Com o tempo, os municípios cearenses passaram a apoiar a iniciativa. Atualmente, todas as cidades do Interior participam do movimento. É nesse clima que registro o grande feito a comemorar e que vimos o quanto o Outubro Rosa é abrangente e inclusivo. Temos o Outubro Rosa quilombola, indígena, cigano, LGBT, entre outros.” comemorou.

Durante a sessão solene, foram entregues certificados, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa e ao Movimento Outubro Rosa Ceará, à bancada parlamentar feminina, empresas, autoridades da área de saúde e colaboradores.

Participaram da solenidade o deputado federal Odorico Monteiro (PSB-CE); as procuradoras de Justiça Isabel Maria Salustiano Arruda Porto e Maria Magnólia Barbosa Silva; as vereadoras Eliana Gomes (PCdoB) e Larissa Gaspar (PPL) e a coordenadora do movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça.

SELO

A Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos (Correios) lançou selo personalizado e carimbo comemorativo em alusão aos 10 anos do Movimento Outubro Rosa. Foram homenageadas pela instituição a deputada Augusta Britto (PCdoB), a representante do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Emanuele Mota Silva; o professor Manfredo Lins e Silva, diretor do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e a coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça.

LS/CG

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá