"As câmeras vão ajudar a detectar armas, reconhecer criminosos e acionar alarmes em situações de riscos. Por exemplo, eles podem dar um zoom ou focar em grandes distâncias e, com isso, auxiliar na inteligência da segurança pública", explica Roberto Cláudio.
A implantação é consequência da visita do vice-prefeito Moroni Torgan a Jerusalém, no início deste ano ."Esse assunto é pauta de todas as grandes cidades do mundo, como as prefeituras podem auxiliar no combate à violência. A gestão municipal não policia, não age diretamente no assunto, mas podemos contribuir para além da prevenção e entender como a Guarda Municipal e a estrutura de monitoramento podem ficar à disposição para prevenir e ajudar a investigar crimes na Capital", afirma.
Novos equipamentos serão instalados primeiramente nas torres de monitoramento do Jangurussu e a da Goiabeiras
De acordo com o prefeito, um dos mais importantes especialistas na área de segurança pública, o israelense Omer Gleser está na Capital para conhecer nossa realidade e participar do 2º Seminário Internacional de Políticas Inovadoras para Cidades, que ocorrerá até o sábado (24), no Centro de Eventos do Ceará. "A ideia é instalar o equipamento já nas torres de monitoramento do Jangurussu e a da Goiabeiras, que vamos inaugurar em breve, e integrá-las às cameras de trânsito e da segurança pública estadual, fiscalizando o dia a dia da cidade. É um misto de cidade inteligente com cidade segura", explicou.
Gleser foi responsável pela implementação de tecnologias, na América Latina, em áreas que incluemsegurança nacional, segurança marítima e aérea, segura multinacionais. Atuou na inclusão do sistema de segurança de Jerusalem, na organização dos Jogos Olímpicos Rio-2016, Londres-2012, Atenas- 2004 e Barcelona-1992.
Intregração da Guarda Municipal com a Polícia Militar
Além disso, diz Roberto Cláudio, a meta é integrar a Guarda Municipal com a Polícia Militar para também atuar na segurança pública."Estamos deixando a Guarda nos territórios, nos prédios públicos, praças estabelecendo elo com a comunidade, sendo agente de prevenção e evitar pequenos delitos, abuso da violência doméstica, contra a criança, idoso, furtos", diz.
* Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário