sábado, 25 de fevereiro de 2017

DICA DE SAÚDE: Carnaval com muita agitação e de olho na saúde

Resultado de imagem para carnaval

O Carnaval já começou para muitos foliões espalhados pelo Vale Acaraú, mas, para não acabar em ressaca física e moral, vamos dar sete dicas fundamentais para não perder o ritmo. É muito importante entender o corpo e, principalmente, cuidar dele, mantendo-o hidratado com alimentação leve e balanceada, além de ingerir bastante líquido, como água e suco.

Confira as sete dicas primordiais para aproveitar as festas de Carnaval sem problemas:

1. Hidrate-se constantemente: Ficar muito tempo dançando e pulando desidrata. Por isso, é fundamental a ingestão de muita água, suco de frutas, isotônicos ou água de coco. O cuidado deve ser redobrado se estiver em locais a céu aberto para evitar tontura e mal-estar, que podem surgir após um longo período exposto ao sol.

2. Não se engane com a bebida alcoólica: Evite misturar bebidas alcoólicas e, sempre que possível, ingira suco ou mesmo refrigerante entre elas. “O álcool acelera o processo de desidratação, por isso, é importante intercalar com uma bebida sem álcool e doce, para não haver mal-estar e até desmaio”.

3. Coma bem, mas não muito: Engana-se quem acha que comer muito antes ou depois de curtir a folia é uma boa estratégia. Essa atitude pode provocar mal-estar, ânsia e até refluxo. Sobre a contaminação dos alimentos e água por determinados tipos de bactérias e vírus, que são mais frequentes no verão. Muita atenção à procedência do alimento. Se possível, escolha alimentos prontos como lanches ou barrinhas de cereal.

4. Atenção aos vírus transmitidos pela saliva: Beijar na boca faz parte da folia. No entanto, é preciso ter muito cuidado com doenças como a mononucleose, popularmente conhecida como a doença do beijo, além de herpes labial e outras doenças virais. A transmissão dessas doenças acontece pela saliva, podendo ocorrer durante o beijo ou mesmo ao compartilhar copos e latinhas de bebida.

5. Doenças sexualmente transmissíveis não dão trela: É muito importante que os adultos entendam a importância do preservativo e se cuidem, pois a sífilis aumentou mais de 200% e a AIDS mais que dobrou entre os jovens. Por isso, em qualquer tipo de relação sexual, incluindo a oral, use preservativo.

6. Use e abuse do conforto: Mesmo usando fantasia, opte por roupas leves e sapatos confortáveis. Dê preferência para tênis e sapatos baixos para evitar dores nos pés e coluna. Já as sandálias abertas não são indicadas em locais a céu aberto, pois os pés estão expostos às infecções e micoses.

7. Cuidado com o sol: Quem curte blocos de rua, uma prais, lagoa, açude, rios, piscinas, devem redobrar os cuidados ao se expor ao sol. Desta forma, utilize o filtro solar mais adequado para seu tipo de pele e lembre-se de repassá-lo a cada 3 horas.

Fonte: O Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá