quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Justiça determina bloqueio de recursos em conta bancária da Prefeitura de Reriutaba, para pagamento de servidores


Sobre o assunto, o vereador reriutabense Francisco Alves Rodrigues, o Chiquinho Carnaúba, publicou o seguinte:

Como vereador de Reriutaba, fiscal das leis e acima de tudo, cidadão que quer ver minha cidade sair do buraco, vou explanar algumas reais situações que pude acompanhar e constatar nos trabalhos de transição do governo:

Meus amigos, a missão dos membros escolhidos pelo prefeito eleito Osvaldo Neto para estarem à frente da transição de governo foi extremamente difícil, diante da precária situação que se encontra a maioria dos serviços públicos do município. E que se agravou mais ainda pela dificuldade em acesso à verdadeira situação financeira, estrutural e organizacional imposta pelos membros da equipe do atual prefeito.

No decorrer das inspeções fora identificado a grave situação financeira, resto a pagar num montante assustador, ultrapassando a cifra de 15 milhões de reais, onde mais de 5 milhões liquidados somente no ano de 2016.

As mazelas foram identificadas em diversas secretarias, onde umas mais graves do que as outras. Na secretaria de saúde, sistemas que influenciam diretamente no repasse de recursos, bem como garantia de convênios e aquisição de medicamentos, estão sem alimentação de dados, comprometendo diretamente a administração futura e a população, principalmente os mais carentes que utilizam os serviços.

À secretaria de transporte, por diversas vezes foi solicitado a inspeção in loco com acompanhamento do senhor secretário, que é sobrinho do senhor prefeito, porém, negado, onde o mesmo faz parte da equipe de transição, mas nunca compareceu ou se fez interessado a nenhuma reunião. Mesmo sem o acompanhamento do secretário ou servidor indicado, a inspeção nos veículos foi feita e constatou-se que mais de 80% estão em total abandono e com problemas.

O estado de abandono dos serviços essenciais estão espalhados em todos os setores, porém, um continua em pleno funcionamento, a mente maquiavélica de alguns gestores, pois o concurso público realizado pelo senhor prefeito continuou a beneficiar amigos, aliados e parentes. Em uma das reuniões, o coordenador e secretário de finanças, fez compromisso que não chamaria mais nenhum aprovado no concurso, apenas o sobrinho do prefeito, e pasme, a função a qual ele prestou abriu somente 3 vagas e para alcançá-lo, fora necessário chamar mais de dez. Juntamente com ele fora convocado mais 15 pessoas.

Perguntado e alertado ao secretário de finanças sobre a quantidade de servidores convocadas e sem nenhum prévio estudo financeiro, quais impactos causaria às finanças e até que ponto comprometeria a gestão, não soube responder. Pois bem, caros amigos, não teve esse estudo e muito menos esse cuidado.

Não precisaria ser gênio ou “doutor” para saber que em algum momento a bomba estouraria, foi quando o senhor prefeito começou já no mês de julho atrasar os salários e INSS dos servidores, visto que "inchou" a folha e engessou os recursos do município, ainda com inúmeros apadrinhados em cargos de confiança e comissionados que o defendiam em redes sociais.

Os sucessivos atrasos em salários e prestadores de serviços, como a essencial coleta de lixo, que todos tomaram conhecimento que parou por falta de pagamento, o descaso e pagamentos direcionados, alertou o futuro prefeito e sua equipe para um grande problema, o calote nos salários e INSS dos servidores. A gota d’água foi ver servidores invadindo as ruas da cidade e praça da matriz reivindicando seus salários.

As evidências do calote e o avançar para o término de um mandato descompromissado e falido, foram comprovando a falta de intenção de pagar os salários dos servidores e INSS, que conforme previsão financeira realizada pela equipe de transição, mesmo com o valor da repatriação, não será possível pagar salários de novembro e dezembro, INSS de novembro, 13º salário e dezembro, ficando clara a intenção do gestor atual, pagar notas empenhadas selecionadas, conforme ocorreu nos últimos 40 dias, pagamento de notas de pessoas próximas e apadrinhadas.

Acertou em cheio o prefeito eleito Osvaldo Neto em pleitear o bloqueio dos recursos para garantir o pagamento dos salários, INSS e diminuir um dos problemas que enfrentará em sua gestão. O plantonista que respondia pela comarca de Reriutaba, Dr. Lucio, Juiz da comarca de Ipú, que no dia em que antecedia a entrada do ICMS no valor de mais 170 mil reais, teve brilhante e fundamentada decisão, garantindo os salários e amenizando mais problemas no futuro.

Assim, parabenizo mais uma vez Osvaldo Honório Lemos Neto, por atuar firme e forte no propósito de garantir para todos a dignidade de receber os salários em janeiro de 2017.


Fonte: RobertoLiraNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá