Como parte da programação uma palestra sobre o tema.
Dr. Samuel Aragao, Ginecologista/Obstetra/Mastologista, proferiu a palestra. Ele falou sobre câncer de mama em seus diversos aspectos, como prevenção e convivência com a doença, além de tirar dúvidas dos usuários e trazer relatos e histórias de vida. Segundo ele, a principal forma de evitar a doença é a prevenção, com a realização de exames periódicos a partir dos 50 anos de idade e a atenção ao próprio corpo, uma vez que o câncer de mama é totalmente curável quando descoberto em seus primeiros estágios.
“Não dá para apontar uma causa principal para o câncer de mama, pois podem ser diversos fatores, como genética, alterações hormonais e maus hábitos de vida”, explicou o médico. Ele conta que uma alimentação saudável e prática de atividades físicas pode reduzir em até 28% a incidência da doença, por exemplo.
A comunidade foi convidada a participar. “Achei a palestra muito explicativa, porque as pessoas não conhecem o próprio corpo”, disse uma das ouvintes. “Eu me identifiquei com algumas coisas e já fiz exames algumas vezes. Graças a deus não deu nada, mas estou sempre me prevenindo”, completou.
O Outubro Rosa é uma campanha que existe desde os anos 90 para estimular as pessoas a realizar um controle sobre a doença. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário