quarta-feira, 29 de abril de 2015

Por solicitação do Dep. Odilon Aguiar, AL celebra centenário de Joaquim Feitosa


A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta terça-feira (28/04), sessão solene para celebrar o Dia Nacional da Caatinga e o centenário de nascimento do agrônomo Joaquim de Castro Feitosa. Durante a solenidade, que atendeu ao requerimento do deputado Odilon Aguiar (Pros), foi entregue também o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Decreto Estadual nº 27.781, de 26 de abril de 2005.

O deputado Odilon Aguiar fez um relato histórico sobre a vida de Joaquim de Castro Feitosa e afirmou se sentir honrado em homenagear um homem que, na sua época, já tinha uma visão diferenciada sobre o meio ambiente. “Para nós, que somos da região dos Inhamuns, é motivo de orgulho homenagear essa mente brilhante de um homem que fez história no Brasil. Um apaixonado pela natureza e pela cidade que nasceu, Joaquim viveu pelo meio ambiente”, disse.

Presente ao evento, o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, afirmou que há muitas razões para comemorar. “A primeira coisa que devemos comemorar é a obra de Joaquim Feitosa, a segunda, o Dia da Caatinga, esse grande bioma do Ceará. Hoje, cerca de 90% do Ceará são ocupados pelo bioma caatinga. É motivo de festa também, porque hoje é homenageado um dos maiores ambientalista do Brasil, que é Renato Aragão”, frisou.

Ao receber o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, Renato Aragão se emocionou e disse que a comenda é um reconhecimento ao trabalho prestado em prol do meio ambiente. O homenageado lembrou o trabalho de Joaquim Feitosa e disse que parte do seu conhecimento se deve ao agrônomo. “No primeiro momento tomei um susto em saber que tinha sido indicado. Depois fiquei feliz e honrado. Tudo que fiz pelo meio ambiente aprendi com Joaquim Feitosa”, ressaltou.

Nascido no município de Tauá (CE), em 1915, Joaquim Castro Feitosa formou-se agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo atuado no cenário das pesquisas ambientais com várias publicações técnico-científicas, como “Fontes Naturais dos Inhamuns”, “Anotações Climáticas de Tauá”, “Observações sobre o Cajueiro”, entre outras.

Já o Dia da Caatinga é comemorado anualmente em 28 de abril. A data homenageia o professor João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil.

Durante a solenidade, aconteceu também o lançamento do catálogo do Museu Regional dos Inhamuns, editado pela Fundação Bernardo Feitosa, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e Coelce. A apresentação foi feita pela geóloga e mestra em Turismo Fátima Feitosa.

Também compareceram à solenidade os deputados estaduais Naumi Amorim (PSL) e Audic Mota (PMDB); o vereador João Alfredo (Psol); o ex-deputado estadual Francisco Caminha; o presidente da Associação da Caatinga, Rodrigo de Castro, e o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Francisco Viana.

*Com AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá